O garden decor guiado pelos preceitos da arte zen desafia o sentido que atribuímos à decoração e ao paisagismo das áreas externas. Diferente do jardim zen que conhecemos, sua concepção de contemplação não é minimalista, mas também se direciona à conexão espiritual e ao aprofundamento da compreensão dos ensinamentos budistas - incluindo outras filosofias orientais ou filosofias asiáticas focadas no desenvolvimento da espiritualidade, como a hinduísta. Em outras palavras, o zen garden proposto não se restringe a estética e ao jardim de pedras, mas permite que a tropicalidade de nossos jardins vá de encontro com natureza búdica que há em tudo o que existe.
Afinal, se o propósito que norteia a criação do jardim japonês como prática de meditação é a compreensão de si mesmo para recuperar a sua natureza original (de Buda), a decoração zen transformará o ambiente externo em um espaço espiritual como este niwa (jardim) inspirado nas práticas do Zen Budismo. Esculturas, fontes e vasos consoantes à temática se sintonizam com os três principais elementos ishi (rocha ou pedra), o mizu (água) e shokobutsu (vegetação) que fazem do zen garden um ambiente imprescindível para trilhar o pacífico caminho do meio através do relaxamento.
Esculturas de pedra: arte zen e a decoração de jardim
A pedra é um elemento tão simbólico quanto a representação dos deuses hindus.
A maioria das filosofias orientais utilizam a prática da espiritualidade como forma de compreensão dos mecanismos da mente e aplicação de conceitos a fim de utilizar a conquista de virtudes para educá-la. E assim dedica-se o Zen Budismo, filosofia espiritual com peculiar traço místico a qual a arte zen se orienta. Nesse âmbito, a prática dos conceitos com a utilização desta arte na decoração de jardim torna o ensinamento budista mais acessível e regular, fazendo-o parte do cotidiano ao mesmo tempo em que converte o lar em um ambiente de paz.
Quando ampliamos o conceito de arte zen incluindo símbolos espirituais de outras filosofias asiáticas - também voltadas à criar um espaço tranquilo e à estimular a expansão da consciência - como a cultura hindu, podemos explorar na escultura em pedra a essência do ishi (pedra) utilizada nos jardins japoneses. Ela é um dos três elementos fundamentais na construção deste espaço para contemplação e meditação. Materializam no jardim a ideia de uma montanha, que por sua vez simboliza a sabedoria divina (búdica) e a confiança de que não há obstáculo intransponível. Nesta mesma linha, Ganesh conduz o que faz de melhor: remover os obstáculos para que a prosperidade predomine.
Fontes decorativas: o som relaxante da arte oriental
A água e a arte zen nos orientam para a transformação do ser à partir da contemplação.
Assim como as artes em pedra, o mizu (água) é outro elemento vital. Esta poderosa ferramenta para a meditação - sobretudo quando em movimento - purifica, transmuta e mobiliza a energia estagnada, convertendo-a em energia positiva, enquanto o som relaxante da água corrente da cascata deixa o ambiente tranquilo inspirando a paz interior. Por isso a fonte de água é uma das artes orientais mais importantes no garden decor baseado nos conceitos tradicionais do Feng Shui.
No intuito de simplificar o caminho da conexão com a espiritualidade, muitas fontes zen são desenvolvidas com esculturas decorativas e incorporam a imagem de Buda e de deuses hindus como Dewi Sri, a deusa da prosperidade e fertilidade. E como não há vida fértil sem água, enquanto fonte decorativa, Dewi não só potencializa a intenção da abundância como também manifesta no jardim a energia feminina que tal qual a água germina tudo o que toca.
Vasos para jardim: suporte para flores e ensinamentos
A iconografia de Buda se torna uma semente para o florescimento da prática de meditação.
Você deve estar se perguntando por quê os vasos decorativos sustentam a base de uma decoração zen no jardim… E aqui o entendimento é bem simples: os vasos dão suporte para as plantas ou vegetações (shokubutsu) de um clássico jardim zen. Este terceiro elemento essencial parte do princípio de que cada vegetação é definida e organizada no ambiente externo conforme o ensinamento, pautado nos princípios do zen, que transmite com sua natureza. A prática de plantar e posicionar as plantas no jardim auxilia a silenciar a mente e a manter o engajamento no desenvolvimento espiritual.
Símbolos budistas consoantes à cabeça de Buda estão alinhados ao intuito revigorante do garden decor e semeiam o florescimento da prática da meditação zen budista como uma ferramenta de desprendimento da materialidade e de retorno às raízes para compreender a luz e a sombra de tudo o que existe em verdade, sem as máscaras da ilusão, com a perspectiva e sabedoria divina interior. Eles fazem os ensinamentos espirituais se tornarem parte da vivência cotidiana, enriquecendo-a com propósitos elevados.
Vasos, fontes e esculturas zen transformam o garden decor em um espaço espiritual.
O zen garden mostra a importância dos ambientes externos na criação de espaços equilibrados - física e energeticamente - para transformar o seu lar em um templo espiritual ou refúgio fortalecedor. E em nossa loja online encontrará artes zen que te mostrarão o caminho para tornar essa aspiração real.
Namastê!
Milene Sousa - Arte & Sintonia
2 comentários
Visa
[url=http://www.gvs5p4j8s14104n55dkn54qyt0u2u2j0s.org/]uhwqyjxxjyw[/url]
ahwqyjxxjyw
hwqyjxxjyw http://www.gvs5p4j8s14104n55dkn54qyt0u2u2j0s.org/
Gostaria de saber como instala a bomba nessa fonte de buda.