PARCELE SUAS COMPRAS EM ATÉ 10X SEM JUROS

Suar wood - A arte em madeira entalhada de Bali

Suar wood - A arte em madeira entalhada de Bali

Assim como a teka, a suar é uma das madeiras maciças mais utilizadas como matéria-prima na arte de Bali e a que fomenta grande parte da economia artística da ilha sem abdicar o conceito de consumo sustentável, mantendo a preservação dos recursos naturais da Indonésia. Nativa da América Central e América do Sul, a suar wood (Samanea saman), também conhecida como Árvore da Chuva (Rain Tree) e Monkeypod, foi popularizada no arquipélago indonésio durante a colonização europeia, se destacando pelo rápido crescimento e a potencial resistência que foram substanciais para definir esta árvore tropical como principal material da arte de entalhar madeira natural sem comprometer o meio ambiente.

Se nunca teve a experiência de perder a noção de tempo admirando cada detalhe de uma arte em madeira entalhada essa é, definitivamente, a sua chance. O escultor balinês, cujo ofício é um dos mais prestigiados da Ilha de Bali caracterizando uma tradição familiar, será o seu guia ao mostrar nas esculturas abstratas, artes realistas, obras escultóricas filosóficas e objetos decorativos utilitários as múltiplas facetas de seu repertório artístico, técnico e cultural. Em suas mãos a madeira rústica ganha leveza e se transforma em uma poesia palpável, que enaltece a decoração de interiores com muita singularidade. A arte em madeira suar se torna, sem dúvida, em um dos pilares da mais refinada arte decorativa indonésia.

Arte abstrata: esculturas de madeira natural do Bali art

wooden-handcrafted-abstract-sculpture-bali-art-decorative-home
É através das esculturas abstratas que os artesãos balineses expressam a criatividade.

 A escultura abstrata em madeira suar é uma das mais representativas formas de arte escultórica de Bali. Ela evidencia o amadurecimento dos artesãos após o período de transformação conceitual e estilística que se instalou no século XX, revelando Mas como um grande polo artístico de esculturas de madeira. Através do abstracionismo os balineses tomaram a liberdade criativa nas mãos, vivenciando a criatividade de inúmeras formas, seja explorando a fluidez visual de uma matéria-prima densa como a madeira rústica através de linhas orgânicas ou por meio da exploração temática como o romance e o afeto familiar.

abstract-wood-sculpture-decoracao-madeira-entalhada-balinese-art
As linhas orgânicas e fluidas mostram o domínio artístico e técnico dos artistas da Indonésia.

Ainda que baseado na arte pela arte e não mais na finalidade puramente religiosa, este tipo de escultura figurativa se interliga com inteireza ao conceito do Feng Shui de que a madeira é um elemento decorativo que inspira criação e expansão. Neste âmbito, peças que vislumbram o infinito do amor se agigantam no ambiente, fazendo fluir essa energia na harmonização dos interiores. A espiritualidade também se faz presente figurativamente nas artes abstratas com anjos e yogis na temática, não deixando dúvida de que é nesse estilo artístico que os artesãos de Bali tocam profundamente as nossas almas.

Arte figurativa: esculturas de animais em madeira rústica

escultura-animais-madeira-suar-wood-decorative-art
A escultura figurativa realista exalta em cada detalhe a beleza dos animais místicos.

Ao se tratar de uma ilha, cercada pela fauna e flora, não é de surpreender que estas sejam constantes inspirações para a talha em madeira suar. E a abundância desta árvore tropical na Indonésia, favorecida pelo clima e o curto ciclo de crescimento da espécie, bem como o fácil manuseio na composição de detalhes com os formões faz com que seja uma matéria-prima propícia para artes realistas inspiradas em animais de poder como serpentes, macacosdragões, elefantes, pássaros, leões, entre outros. Personalizadas com pinturas artísticas e realistas ou em tom natural, as esculturas de animais promovem uma sensação acolhedora propondo mais “vida” à decoração.

rustic-home-decor-estilo-bali-art-arte-madeira-rustica
Os animais de madeira reforçam a sensação de calor e deixam a decoração mais interessante.

Os fins artísticos assumidos pelas esculturas realistas de Bali - produzidas à partir da década de 30 - possibilitaram levar a natureza para dentro de casa com uma nova configuração, sem abdicar do aconchego causado pela matéria-prima natural conjunta à inspiração naturalista. Entretanto, embora sejam destinados à embelezar a decoração de interiores, os animais de madeira não abandonam a essência mística e a simbologia sagrada.

Arte zen: Buddhas e divindades entalhadas em madeira suar

balinese-zen-art-decoracao-rustica-budista-religioso-filosofico-suar-wood
Unir artes zen budistas e suar wood torna a decoração do ambiente mais harmoniosa.

O berço da escultura balinesa é religioso tal qual sua originária finalidade e, apesar da ampla comercialização dos artesanatos de madeira na contemporaneidade, esse “quê” espiritual permanece guiando os artesãos até hoje. Diferente da Indonésia como um todo, Bali é predominantemente hindu, motivo o qual a arte em madeira se apropria dos ensinamentos desta cultura, junto a outras filosofias orientais como a budista. Tendo em vista esse contexto, ao se voltar para o estímulo do bem-estar e da prática da meditação como ferramenta de transformação íntima, a decoração zen integra Budas e Deuses Hindus para nos mostrar esse caminho através de uma iconografia simbólica.

decoracao-zen-buddhist-bali-art-madeira-suar-handcrafted
Madeira natural é um elemento essencial para atrair prosperidade no lar guiado pelo Feng Shui.

Assim como a madeira natural, a imagem de Buda inspira prosperidade, conforme os conceitos da filosofia e arte taoista Feng Shui. Ambos são protagonistas quando o intuito é equilibrar a energia vital (Chi) e deixar o espaço harmonioso, especialmente se posicioná-lo diante à porta de entrada, no escritório ou sala de estudo. A vitalidade do suar wood será elementar na criação de um ambiente transformador.

Wall art: arte floral em mandalas de madeira entalhada

wooden-mandala-handcarved-suar-wood-bali-indonesia-wall-art
Mandalas florais são joias da arte de Bali que evidenciam o domínio em esculpir madeira.

Se na arte abstrata os artistas balineses manifestam a máxima criatividade, nas mandalas florais a excelência técnica fica implícita em cada minucioso aspecto. Os padrões simétricos e intrincados com alto relevo distinguem a flora como joias da cultura balinesa. A estrutura natural da madeira suar, por sua vez, se converte em uma grande aliada na construção de detalhes com entalhes vazados, uma vez que atribui resistência e uniformidade para o desenvolvimento de mandalas decorativas e outros artesanatos balineses delicados como painéis e placas de madeira entalhada.

wall-panel-hand-carved-art-bali-madeira-suar-mandala-parede
Painéis e placas de madeira entalhada na forma de mandalas ancoram intenção no wall decor.

A escultura de flores de madeira formando esse círculo sagrado representa a leitura do símbolo de integração e harmonia do macro (universo) com o microcosmo (ser) pelos artesãos de Bali. Estilisticamente, eles se baseiam nos padrões tradicionais de arte floral balinesa, com especial destaque para a flor de lótus - destacando ainda mais o apelo místico à intenção da mandala na decoração de parede.

Arte utilitária: objetos decorativos funcionais em Rain Tree

wood-carving-bowl-bali-art-buddha-hand-utility-object
Tigelas, potes e caixas de madeira entalhada são artes de Bali tão tradicionais quanto funcionais.

Objetos utilitários esculpidos em madeira não se restringem à funcionalidade que lhes cabem. A estética naturalista, bem como outros estilos de esculpir arte figurativa brinda tigelas, caixas, porta-garrafas, porta-cartões, bandejas e os mais variados utensílios domésticos com um visual criativo e original que agrega ainda mais valor à decoração de ambientes tais quais a sala de jantar, a cozinha e o living room. Essas obras de arte de Bali tornam a dinâmica de receber mais inovadora e despretensiosa, além de permitirem que as usufruam  nos interiores com liberdade, de acordo com seus gostos e necessidades.

arte-figurativa-objeto-utilitario-fruteira-bowl-wood-hand-carving-bali
Os objetos utilitários são criados com a essência da arte figurativa e assumem formatos variados.

A arte utilitária em madeira entalhada tem um ciclo de vida útil prolongado comparado a outras matérias-primas não naturais. A característica resistência da Árvore da Chuva (Rain Tree) reflete diretamente na qualidade e grau de durabilidade dos objetos decorativos e funcionais. A superfície polida também é um fator que protege os artigos de home decor; e junto aos cuidados básicos em relação à umidade, que são necessários a qualquer tipo de peça feita em madeira natural, mantém os atributos naturais, tais quais coloração e brilho, por mais tempo.

Todos esses fatores e manifestações artísticas fazem da madeira entalhada um produto imprescindível na cultura de Bali, sobretudo a madeira suar. E como pode perceber, em nossa loja de decoração não faltarão opções para transformar todos os espaços da sua casa com a mais expressiva arte balinesa.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar nosso site

Carrinho de compras