escultura-dragão-alado-bali-simbologia-arte-decoração

Simbolismo do dragão - Cultura oriental e arte decorativa

As mais antigas manifestações culturais e representações artísticas do dragão figuram a arquitetura, literatura, arte decorativa, costumes e tradições de muitos países do continente asiático; inspirando profunda admiração. Afinal, através da arte esta alegoria subsistiu ao tempo para incluir a energia de suas simbologias em nossos ambientes.

escultura-bali-decorativa-dragão-artesanal-sabedoria-divino
O dragão decorativo representa o divino que há em nós.

Presente na mitologia de civilizações que se estendem em todo o mundo, sobretudo no Oriente Médio, Ásia Oriental e Meridional, o dragão surgiu com o desenvolvimento da mineração (cerca de 8.000a.C.) e a consequente descoberta de vestígios fósseis pré-históricos. Por isso, não é de se surpreender que sua imagem conceitue características de animais distintos.

escultura-dragão-alado-bali-simbologia-arte-decoração
A figura do dragão reúne aspectos de muitos animais como asas de águia.

Em geral, o dragão apresenta corpo reptiliano, cujo semblante ora é análogo a um lagarto e ora a uma serpente. Entretanto, dependendo do lugar que se manifesta (água, terra ou ar), pode ser caracterizado com bigodes de carpa, queixo de camelo, rosto de tigre, chifres de corsa, asas e garras de águia, entre outros elementos.

O mais figurativo é representado com uma bola de fogo (ou pérola) entre as garras ou junto à boca, que configuram a materialização de sua fonte de força.

decoração-rústica-bali-escultura-dragão
O simbolismo da escultura decorativa de dragão reflete na energia do ambiente.

A figura do dragão traz como simbolismo a sabedoria divina e a força indomável da natureza com poder destruidor e transformador. Essas significações também são personificadas em elementos naturais como o fogo, na cultura hindu, e a água, na mitologia chinesa. Ambos reforçam a ideia de transformação e prosperidade, de permitir o fim para que o novo possa nascer.

A associação à água, em especial, expressa a nossa essência verdadeira, a potência suprema que há em nosso íntimo e os caminhos que precisamos percorrer para alcançarmos, estágio a estágio, o domínio de nós mesmos. Denota o encontro da natureza espiritual, que confronta a condição primitiva dos instintos com a sabedoria interna.

significado-dragao-decorativo-energia-ambiente
Na mitologia chinesa, o dragão representa a essência humana e a busca pela evolução.

Em virtude de tanta energia poderosa associada a sua imagem, o dragão permanece predominante na decoração de ambientes, com destaque particular a arte decorativa balinesa. Esculturas, máscaras, mobiles, mandalas e painéis são os produtos artesanais mais tradicionais - fundidos em bronze ou entalhados em madeira suar (Rain Tree).

O design rústico característico desenvolvido pelos artesãos de Bali permite agregar imponência e aconchego ao espaço desejado; sobretudo ao coordenar o dragão decorativo a peças que carregam a mesma essência e possuem paleta de cor complementar.

decoração-dragões-decorativos-rústicos-ambientes-artesanais
Os dragões são ideais para todos ambientes e combinam com peças de estética rústica.

É fato que a versatilidade desta arte balinesa faz com que seja facilmente harmonizada em todos os tipos de ambiente. Mas quer uma dica? Experimente disponibilizá-lo entre arranjos de plantas ou junto ao paisagismo de um jardim! Certamente potencializará a energia que vibra e valorizará ainda mais a sua decoração.

Disponibilizamos em nossa loja online uma seleção incrível de artes decorativas com dragões. Por intermédio do nosso acervo de mandalas e esculturas levamos ao seu ambiente a força mágica e a riqueza energética que os dragões guardam dentro de si. Não deixe de conferir!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: