arte-zen-balanceamento-pedras-equilibrio-bem-estar

Rock balancing - Arte de empilhar pedras para meditação

2 comentários

É provável que em algum momento teve contato com a art of balancing, seja em uma trilha, às margens de uma cachoeira ou nos feeds do Instagram e Pinterest, e se surpreendeu com o equilíbrio que desafia a gravidade alcançado pelas pedras ou rochas sutilmente sobrepostas. Sendo ele a essência do rock balancing ou stone balancing (balanceamento de rocha ou pedra) é considerável que o entendimento do processo criativo seja associado não apenas à uma performance, mas à arte zen e prática meditativa.

A arte de equilibrar pedras esteve presente em muitos momentos da história da humanidade e sua prática espiritual não se trata apenas do empilhamento das mesmas, mas do entendimento dos processos naturais (internos e externos), através da desconexão com o ego para a conexão com o todo, proporcionada pela meditação. Ao silenciar a mente e se colocar presente no momento você, automaticamente, acessa sua sensibilidade e compreende que tudo está interligado, não havendo dentro ou fora.

arte-zen-empilhamento-pedras-meditacao
Equilibrar pedras sobrepostas é uma prática meditativa que o auxilia a acessar o equilíbrio.

Assim como o jardim japonês ou as mandalas de areia budistas, o rock balancing evoca princípios zen para um valioso exercício de desprendimento e consciência sobre a impermanência de tudo o que existe e a transitoriedade dos ciclos da natureza. A prática holística nos coloca diante de algo que é construído a partir de escolhas e que, a qualquer momento, pode desmoronar exigindo o desapego para um novo começo.

Neste âmbito, a pedra não é sua extensão, mas você mesmo com sua solidez interior somada às características que são constantemente transformadas por fatores externos como o próprio tempo. Por isso, na prática, o equilíbrio da arte vai sendo obtido à medida que você o conquista junto à paciência, confiança e relaxamento.

art-of-balancing-meditacao
O rock balancing é uma arte zen que leva à meditação sobre a impermanência da vida.

A maneira como as pedras são dispostas às direcionam em categorias como rock stacking, caracterizada pela sobreposição de pedras focada na altura; balanceamento em linha, realizada através da definição de um eixo central para a disposição das pedras; contrabalanço, cujas pedras são arranjadas baseadas na distribuição do peso com pontos de equilíbrio em lugares distintos; arco, com manobras que desenham formas curvas e estilo livre com a combinação de duas ou mais técnicas.

O simples empilhamento de pedras com a função de encontrar a estabilidade entre elas e o globo de rocha, a junção de uma grande quantidade de pedras formando volume e criando um design com o menor ponto de apoio possível, são outros estilos praticados com a intenção que desejar, seja como oração, meditação, marcação de trilhas ou performance artística.

arte-zen-gravity-meditation-arco
Stone balancing brinca com a gravidade. Foto: Creative Commons CC0 | Reprodução

Muitos artistas se encontraram no processo terapêutico da gravity meditation. Nomes como Bill Dan, Kokei Mukini, Michael Grab, John Felice Ceprano e Travis Ruskus compreenderam na prática as leis da física e desenvolveram esculturas complexas que contrastam o poder da estrutura com a fragilidade do momento que pode fazê-la desmoronar.

A disseminação do balanceamento de pedras em todo o mundo encorajou a criação de campeonatos como o World Rockstacking Championship, que ocorre na Llano Earth Art Fest no Texas, para qualquer pessoa que se sinta sintonizada com esta arte zen ou hábil à concorrer em alguma das categorias como altura, equilíbrio, arcos, quantidade e artística.

arte-zen-balanceamento-pedras-equilibrio-bem-estar
O balanceamento é para os que buscam equilíbrio. Foto: Janith Chanaka | Reprodução

Ainda que seja uma experiência engrandecedora, realizar stone balancing na natureza causa preocupação ambiental devido à interferência humana no ecossistema como o deslocamento do habitat de insetos ou a interrupção do fluxo de rios. Sendo a prática voltada ao bem-estar como um todo, é preciso estar atento ao impacto causado no ambiente, sendo necessária a devolução das pedras no espaço original.

Outra alternativa consciente (e a mais acessível) para realizar a meditação com o empilhamento de pedras é a utilização de ambientes externos que favoreçam a dedicação contínua à construção e reconstrução de si mesmo ao mesmo tempo em que escultura leva propósitos elevados à decoração de jardim.

Deixe-se conduzir pela rock balancing e esteja presente. Selecione as pedras cuidadosamente, sentindo suas características, e explore as diversas maneiras de equilibrá-las enquanto alcança paz interior.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

2 comentários

Maria Edite A. Medinilha
Maria Edite A. Medinilha

Gosto muito disso, acho bonito

Renato Rodrigues Vieira
Renato Rodrigues Vieira

Top conteúdo show.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: