esculturas-etnicas-orquestra-musica-tradicional-bali

Orquestra de gamelão - Arte e cultura de Bali na decoração

Como as artes plásticas, a música se desenvolveu na cultura de Bali voltada à espiritualidade, estruturando cerimônias tradicionais, danças, rituais, espetáculos de marionetes, entre outras performances artísticas que exibem a riqueza da identidade cultural indonésia.

A combinação musical de metalofones (slenthem, gender e saron), xilofones (gambang), flautas (saluang e suling), tambores (kendang), gongos (kenong, bonang e kempul), entre outras variações de instrumentos de percussão e sopro feitos em bambu, madeira e metais formam a tradicional orquestra de gamelão da cultura popular balinesa.

esculturas-etnicas-orquestra-musica-tradicional-bali
Instrumentos de percussão como tambores e metalofones formam o gamelão de Bali.

O gamelão tem origem na palavra javanesa gamel, que define um tipo de malho ou martelo para golpear. A peça é utilizada para produzir som em alguns instrumentos deste estilo de conjunto musical muito popular em Bali e Java, onde fazer música é uma forma de gratidão à esta habilidade artística concedida pelos deuses hindus.

Não é de se surpreender que a tradição musical com percussão de metal tenha tido grande relevância na corte indonésia nos impérios Srivijaya e Majapahit, materializada com esculturas em relevo nos templos e mantida como herança da cultura local durante séculos de história apesar das interferências chinesa (com a introdução do gongo), indiana (com tambores de pele) e árabe (com instrumentos musicais de corda).


artes-etnicas-bali-musicos-balineses-gamelao
As influências culturais estrangeiras na Indonésia modificaram a composição do gamelão.

A influência árabe durante o século XV, em especial, desenvolveu um cisma religioso nos dois grandes centros de mostra cultural de gamelão na Indonésia convertendo grande parte da população de Java ao islamismo enquanto Bali manteve-se majoritariamente hinduísta. Esta diferença de crença religiosa também dividiu o gamelão balinês e javanês em dois estilos rítmicos distintos.

Com ritmo acelerado produzido por batidas ágeis alternadas, o gamelão balinês se apresenta de forma mais dinâmica; enquanto o gamelão javanês segue um ritmo mais solene e meditativo, visto que para o sufismo islâmico (corrente mais presente na Indonésia) a música é um meio de experienciar o divino.

conjunto-esculturas-balinesas-musicos-orquestra-gamelao
Esculpir músicos de gamelão mostra a importância da música na cultura de Bali.

Após tornar-se independente da Holanda, Sukarno - primeiro presidente da Indonésia - fomentou a cultura do gamelão no país elevando-o ao status de arte nacional. A orquestra ganhou uma versão “itinerante” para as rituais tradicionais como a cerimônia de cremação (Ngaben), com um número reduzido de músicos levando os instrumentos essenciais suspensos no pescoço, chamada baleganjur.

E se na antiguidade a grandiosidade da orquestra de gamelão era motivo decorativo dos templos, na decoração de interiores da atualidade o destaque é do gamelan baleganjur que exibe através de esculturas de madeira os inusitados instrumentos musicais e os tradicionais trajes balineses (sarongue e udeng) que formam a riqueza cultural da Ilha de Bali.

orquestra-musical-gamelao-bali-madeira-entalhada-home-decor
Músicos de gamelão baleganjur em madeira expressam a importância da música em Bali.

O gamelão é só uma parte do papel da música na cultura balinesa; e sua representação em artes decorativas imbuídas memória cultural como estas expande a visão sobre o papel da decoração fazendo-nos repensar o conceito de beleza e valor. A arte de Bali traz essa sutileza ao ser instalada no ambiente, já que é por meio dela que o artesão balinês, gentilmente, compartilha um pouco mais da sua história para engrandecer o seu lar.

Acesse nossa loja online e confira os encantos de Bali!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: