O brilho iridescente do nácar ou madrepérola é sem dúvida um dos maiores atrativos deste material natural, cujo estilo clássico somado à atemporalidade o tornam um elemento deslumbrante para revestir artes na decoração. Qualquer que seja a peça, ao ser ornamentada com madrepérolas é enriquecida com a luminosidade inigualável do acabamento perolado que a converte em um artigo naturalmente luxuoso.
Do nácar com aspectos brutos que foge a padrões e remete ao frescor da concha à beira-mar, passando pelo polido e transformado em lâmina até o com superfícies suaves e delicadas dignas de joias: independente da forma que assumir para contemplar artes decorativas, a madrepérola adiciona textura com originalidade e contrasta outros materiais outorgando uma estética encantadora no ambiente.
A madrepérola possui uma luminosidade única que torna a arte naturalmente luxuosa.
Este tesouro nacarado formado por um conjunto de minerais secretados por moluscos como o abalone e que envolve o interior de suas conchas nem sempre teve sua nobreza natural valorizada. Ao longo do cultivo de moluscos na história ostras e pérolas foram consideradas matérias-primas de valor enquanto o nácar era reduzido a um subproduto.
O uso das madrepérolas nas artes decorativas tem origem no Oriente Próximo com a descoberta de artefatos históricos da Idade do Bronze em túmulos sumérios feitos em madeira, marfim e ossos com incrustações desta joia orgânica. O efeito multicolorido somado à resistência e delicadeza foram imprescindíveis para difundi-lo na China, Índia, Tailândia e Turquia - esta última com auge no Império Otomano.
O nácar é formado por um conjunto de minerais criando uma textura iridescente nas conchas.
Móveis turcos incrustados, móbiles indonésios para Feng Shui, pendentes indianos, vasos filipinos, aviamentos, arquitetura e joias foram embelezados ao longo dos séculos com madrepérolas e as texturas únicas proporcionadas pela coloração pura, cujos desenhos criam movimento nas peças. Nenhum pedaço de nácar é igual a outro tornando o material autêntico e especial. Sua qualidade sustentável, por se tratar de material renovável reaproveitado de outras manufaturas, é outro grande atrativo que agrega valor no produto.
O cenário geográfico com inúmeras ilhas e temperatura favorecedora para o desenvolvimento das conchas tornaram as Filipinas uma das maiores produtoras e exportadoras de artes com madrepérola. Outro valor intrínseco é a possibilidade de tingir peças produzidas em água doce ou utilizar as variações dos tons naturais como rosa, branco perolado, preto, cinza e estanho do nácar cultivado em água salgada.
A variação da água do cultivo das conchas influi na coloração da madrepérola.
Embora o refinamento possa sugerir fragilidade, a madrepérola é um material resistente, afinal sua função original é proteger os moluscos submersos no mar. Por isso, além da qualidade luminosa, ao captar e refletir a luz de forma encantadora, a durabilidade colabora para ser um material versátil na decoração revestindo vasos decorativos, incrustado em caixas, bandejas e porta-retratos, estruturando porta-velas, concedendo sonoridade a senhores de vento ou ainda irradiando a iluminação de lustres.
A essência da madrepérola também traz consigo energias que transcendem sua materialidade. Como a maioria dos materiais de origem marinha, apresenta forte conexão com o emocional, a sensibilidade psíquica e a intuição. A energia transformadora da água a faz purificar o ambiente protegendo-o de energias negativas.
A resistência e o refinamento tornam a madrepérola um material versátil para a decoração.
Artes decorativas com madrepérolas exibem de forma elegante e intemporal o luxo criado pela natureza, apenas aperfeiçoado pelo homem. Contemple a arte natural que reveste as decorações de nossa loja virtual!
Namastê!
Milene Sousa - Arte & Sintonia