GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Leões Fu budistas - Cães guardiões de Buda

Leões Fu budistas - Cães guardiões de Buda

A veneração aos leões fu se estendeu em muitas culturas da Ásia junto a expansão do budismo no continente. E embora sejam mais conhecidos pela presença na arquitetura de templos e palácios imperiais de alguns países da Ásia Oriental como China, Coreia e Japão, uma das teses mais coerentes aponta a Índia como país de origem dos leões guardiões - também o berço de Buda e sua religião não teísta.

Ainda que a tradição oral que institui a cultura asiática dificulte estabelecer o nascimento de muitas crenças e símbolos religiosos que se relacionam constantemente, a figura dos leões como protetores sagrados são encontrados no budismo manifestos como guardiões míticos do dharma (os ensinamentos de Buda). Por isso, não é de se surpreender que também sejam chamados cães de Buda, cães fu, cães celestiais ou cães da felicidade.

decoração-zen-budista-fonte-buddha-leões-fu
Leões Fu também são chamados de cães de Buda e zelam pela proteção do dharma.

A constituição cinoforme, ou seja, com aparência de cachorro de suas representações é, talvez, a característica que mais fomente a inexatidão da interpretação da figura ser um leão ou cão; mas conclui-se cada país tenha sua própria visão conforme suas crenças particulares e adaptações do budismo. Consequentemente, ambas as perspectivas são consideradas e cultuadas até hoje.

Os leões fu são, geralmente, utilizados em duplas com um macho e uma fêmea, cujos detalhes dissemelhantes auxiliam na identificação de qual é qual. O macho é associado à esquerda e figurado com a pata sob uma esfera que simboliza o mundo. Já a fêmea, relacionada à direita, é representada com um filhote, personificando o cuidado da mãe. Juntos protegem a sabedoria divina.

decoração-jardim-escultura-leão-fu-budista-cimento
Leões Fu são poderosos guardiões espirituais que afugentam energias maléficas.

Esculturas de pedra ou cimento de leões guardiões são uma das artes decorativas zen budistas voltadas à proteção espiritual mais comuns em todo o mundo, tanto pelo poder de sua simbologia atrelado à riqueza histórica quanto pela estética imponente que ressignifica estruturas e decorações de casas, edifícios comerciais, templos, mausoléus e jardins.

Este último, em especial, é o que ambiente que mais dá margem à criatividade, possibilitando a combinação de diferentes elementos de acordo com o espaço disponível para potencializar sua ação protetora contra energias maléficas. Ainda assim, não se pode omitir que o brilho de sua essência é ao lado da imagem de Buda.

decoração-jardim-fonte-agua-buda-leão-fu-budista
Os cães de Buda são uma das artes voltadas à proteção espiritual mais utilizadas.

Em nossa loja online você encontra leões fu budistas para ambientes externos como esculturas de jardim e internos como aparadores de livros. Inspire-se em sua história, o acolha na decoração de interiores e seja contemplado com sua energia de bem-estar!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Fique Informado!

Receba conteúdos do blog que revelam as histórias por trás de nossas artes, além das novidades e ofertas exclusivas.

Espelho Rústico de Fibra Natural

Alguém viu e gostou...

Espelho Rústico de Fibra Natural

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras