deidade-mudra-deusa-kwan-yin-escultura

Kuan Yin – Bodhisattva da compaixão e deusa da misericórdia

2 comentários

Quanto mais nos aprofundamos nos simbolismos e na espiritualidade que envolvem as artes decorativas, mais percebemos que tudo está conectado e que elas são verdadeiros convites a encontrarmos o caminho iluminado - o estado de quietude entre as oscilações da mente, que chamamos de nirvana. E é isso que representa a deusa Kuan Yin.

Esta deidade é venerada em várias culturas da Ásia Oriental e está presente no taoismo e vertentes do budismo sob nomes distintos como Kwun Yum (em Hong Kong); Kannon, Kanzeon Bosatsu ou Kwannon (no Japão); Quan m (no Vietnã); Kuan Eim ou Mae Kuan Im (na Tailândia); Tara Verde (no Tibete); Gwan-eum ou Gwaneum Bosal (na Coreia); e Guan Shi Yin, Kuan Shi Yin ou abreviada como Kuan Yin (na China) - a denominação que é-nos mais familiar.

deidade-mudra-deusa-kwan-yin-escultura
A deusa Kuan Yin geralmente apresenta o Akash Mudra em suas mãos.

A adoração a Kuan Yin foi introduzida no budismo chinês no século I, cuja aparição sob forma feminina, intuitivamente maternal, foi inicialmente referida no Saddharma-pundarika Sutra (ou Sutra do Lótus) - um dos mais importantes ensinamentos de Buda.

Há muitas analogias e histórias atribuídas a suas origens, dentre as quais, que seja o Bodisatva Compassivo, uma das muitas manifestações (faces da compaixão) de Avalokiteshvara. A lenda mais célebre eflui no século XII, na figura da princesa Miao Shan, que viveu na Dinastia Zhou, em 700 a.C., e somente após a morte foi transformada em divindade.

A benevolência e amorosidade com todos os seres sencientes junto a forte espiritualidade, sobretudo em momentos de grandes dificuldades, consentiram-na a realização de milagres, personificando em sua imagem a compaixão incondicional.

estátua-kuan-yin-dragão-budista-pintada
Acredita-se que Kuan Yin seja a versão feminina de Avalokiteshvara.

Popularmente conhecida como “aquela que ouve os lamentos do mundo”, Kuan Yin configura o arquétipo da misericórdia, da amorosidade e da compaixão. Ela inspira um ensinamento superior e nos mostra que os atos meritórios são o caminho divino para nos libertarmos de nossos atos cármicos.

Suas referências no Sutra do Lótus faz-nos buscar nossa sabedoria interna e reconhecer a manifestação do sagrado em nós e em tudo o que nos cerca.

estátua-kuan-yin-madeira-suar-budista-deidade
Kuan Yin aparece no Sutra do Lótus e nos ensina a trilhar o caminho da sabedoria.

A deusa da misericórdia é representada com muitos elementos significativos como a flor de lótus, que mostra a suprema espiritualidade alcançada por ela e que podemos conquistar; o jarro de água (ou vaso sagrado), que a conecta com os oito símbolos budistas da boa fortuna; o akash mudra, gesto feito com as mãos no intuito de ampliar o cosmos dentro de nós e nos reunir com a consciência coletiva; e o ramo de salgueiro, que exprime resiliência.

A coroa, que retrata a luz infinita de Amitabha, mentor de Kuan Yin; o pássaro, enfatizando a fecundidade enquanto potência em nosso ser; o colar, cujas contas remetem aos seres vivos e seus processos para alcançar a iluminação; bem como o livro (ou rolo de papéis), que manifesta o Dharma; e o dragão, correspondendo a sabedoria e alta espiritualidade; são outras simbologias relevantes que configuram a sua imagem na arte decorativa.

deusa-tara-tibetana-escultura-decoração-ambiente
Na cultura tibetana, a figura de Kuan Yin é representada pela Deusa Tara.

Essencialmente, Kuan Yin abarca a mãe onipresente, plena de pureza espiritual, que intercede em todas as direções simultaneamente. É capaz de sentir as aflições de todos os seres e responder misericordiosamente as orações, assim como amparar aqueles que transgridem leis universais e não suportam o retorno cármico.

Por este motivo, não é de se surpreender que algumas vertentes budistas a esculpem alegoricamente com oito braços ou mais.

kuan-yin-escultura-arte-decorativa-proteção-ambiente-buda
A arte decorativa de Kuan Yin assegura beleza e proteção para o ambiente.

Ao inserir Kuan Yin na decoração - seja por meio de esculturas, incensários, fontes e pinturas - irradiará a beleza, benevolência, proteção e sabedoria maternal que lhe são características em todo o ambiente.

E quer uma recomendação? Experimente entoar os mantras Namo Guan Shi Yin Pusa e Om Mani Padme Hum diante de sua imagem e sinta a energia misericordiosa da deusa agindo em seu interior!

Não deixe de conferir a seleção de artes decorativas com a deusa Kuan Yin em nossa loja online!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

2 comentários

Josania
Josania

Como posso participar se possível gratidão

Muito lindos
Muito lindos

Amei todos

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: