mascara-madeira-decorativa-base-home-decor-estilo-etnico-etnia-indigena-brasileira

Ethnic - Home decor inspirado na arte indígena

A expressão artístico-cultural indígena sempre provocou um grande fascínio, tanto pelo simbolismo dos elementos naturais e da linguagem construída por grafismos, quanto pela estética singular oferecida por artefatos indígenas ou objetos decorativos baseados na pluralidade da composição étnica brasileira ao integrar a decoração de interiores. Dado a relevância histórica, o estilo étnico no Brasil, volta-se, principalmente, para o legado dos índios que até hoje resistem, mantendo vivas suas crenças e artes com a bonita conexão com a natureza.

A partir de um ambiente genuíno com peças de origens diversas vislumbramos que a criação de espaço com inspiração na arte indígena não precisa ser fiel às características das diferentes culturas ou figurando apenas artesanatos tradicionais como o cocar e o par arco e flecha. Aqui torna nítido que a mistura, tal qual a diversidade brasileira, é a base para explorar a essência indígena do Brasil em um autêntico home decor.

Wood carving: máscaras e móveis de madeira natural

mascaras-etnicas-indios-brasil-pintura-indigena-etnia-brasileira-ethnic-home-decor
A madeira traz consigo o espírito da floresta e a conexão com a natureza.

A escultura em madeira é uma das mais antigas artes plásticas utilizadas pela ancestralidade e tribos indígenas, tanto como finalidade utilitária quanto ritualística. Ela abraça diferentes técnicas rudimentares em sinergia com a memória cultural da etnia que por sua vez ocasionam uma multiplicidade de características e apelos visuais responsáveis pela construção de uma peça autêntica, na estética, no conceito e na simbologia. Mais do que uma simples matéria-prima, a madeira natural estabelece uma poderosa conexão com os espíritos da natureza, imprimindo uma energia especial ao objeto decorativo, além de promover calor ao home decor.

Crenças indígenas como essa agrega um valor especial às artes com essência mística como a máscara decorativa, sobretudo ao contemplar um conceito sustentável, reaproveitando cada pedaço para a criação de novos produtos designs. Além da variação de tamanhos, peças com base permitem explorar a arte em madeira com criatividade sobre os móveis, enquanto as para parede estimulam a preencher a decoração dos ambientes com doses extras de estilo. Aqui, os móveis de madeira também podem ancorar esse elo com a natureza, sobretudo se mantiver a estrutura original da árvore como distintivo.

Indígena brasileiro: adereços, arte plumária e pintura facial

pintura-colorida-indigena-mascara-facial-suporte-home-decor-estilo-etnico
As intervenções como diferenciadores étnicos e statement para o decor do ambiente.

Na arte decorativa a estética é um grande elemento diferenciador. Usando os mesmos materiais, formas e cores pode originar uma infinidade de obras; e assim também cabe às referências da cultura indígena na decoração étnica. Cada etnia indígena brasileira tem pinturas corporais e faciais, adereços naturais e artes plumárias muito particulares e que expõe traços da localização, da cosmogonia e da expressão cultural. Essas características contam histórias e compõem o apelo visual da arte, criando estímulos nos interiores.

Pinturas em tela como a de Matheus Pereira e máscaras de madeira do Curral da Cor mostram como essas singularidades que formam a identidade cultural são inspirações que valorizam o ambiente e se convertem em peças statement, ou seja, que atém o protagonismo da decoração. A geometria dos desenhos étnicos que representam a fauna, a flora e a posição do índio dentro da tribo; a combinação de cores vindas de pigmentos naturais como argila, urucu e jenipapo; os tipos de penas dos cocares e os adereços de ossos nas orelhas, nariz e lábios formam um conjunto enriquecedor.

Desmembrando o padrão: cores, formas e elementos simbólicos

decoracao-estilo-etnico-indigena-brasileiro-composicao-aconchegante-artes-india-egito
Desmembre o estilo e estabeleça conexão com objetos decorativos de outros cantos do mundo.

É certo de que o estilo étnico é global, uma vez que é muito amplo e envolve todas as etnias e suas particularidades culturais, não se restringindo ao contexto tribal ou indígena. E é justamente toda essa mistura que faz a decoração com a essência ethnic sempre fugir da obviedade. Ainda que haja um apelo natural, principalmente aos trabalho feito à mão, a ausência de um formato padronizado dá mais abertura para incorporar o seu toque pessoal ou coordenar artes de diferentes etnias em um mesmo espaço, criando múltiplas conexões para manter o interesse visual.

Há incontáveis "padrões étnicos" no mundo... Cada qual transmitindo uma narrativa e simbologia diferente através de desenhos geométricos como as pinturas das cerâmicas Chihuahua, as tramas dos tapetes Killim egípcios, as estampas Ikat das almofadas indonésias ou os entalhes vazados das lanternas indianas. As formas e as cores dos objetos decorativos de diversos lugares do mundo se tornam elos poderosos e criam um contraste encantador. Se não souber por onde começar, inicie a partir de peças com elementos naturais como madeira, fibras e barro. Pois ainda que não tenham detalhes com estética étnica muito marcante, formarão uma boa base para criar um espaço aconchegante.

Ethnic decor: construções visuais e identidade cultural

brasil-design-estilo-etnico-home-decor-inspiracao-indigena-pintura-tela-mascara-ambiente-acolhedor
O étnico evoca a tornar visíveis as nossas raízes e valorizar a memória cultural no ambiente.

A arte étnica atua não só como uma decoração original. A partir das heranças culturais materializadas em objetos decorativos e utilitários com elementos simbólicos ela rememora as nossas raízes, permitindo criar uma ponte entre a nossa identidade cultural e o conceito de valor de cada cultura. Afinal, é através dela que a história e a verdadeira riqueza de povos indígenas do Brasil, e outras etnias ao redor do mundo, se tornam acessíveis e podem ser valorizadas utilizando o decor como ferramenta.

O estilo faz com que estejamos mais atentos aos significados de cada objeto dentro de suas conjunturas de origem, bem como o impacto de torná-lo acessível em outras atmosferas. Adquiri-lo traz mais responsabilidade e propósito para a decoração, uma vez que fomenta a economia de pequenas comunidades. Em nossa loja online encontrará as histórias de diferentes etnias sendo contadas através da arte. Qual delas faz sentido para a sua trajetória? Compartilha com a gente!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: