GANHE 05% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Decoração de móvel aparador com composição artística

Decoração de móvel aparador com composição artística

Nem as refeições nem a decoração seriam as mesmas sem o aparador. Esta herança do fim do século XVIII que auxilia a enriquecer os interiores se mostra uma base sólida para a composição de ambientes mais estilizados, tanto enquanto mesa e estrutura simples quanto como bufê com espaço interno para armazenamento. A superfície estreita e alongada deste móvel, normalmente disposto em uma parede ou atrás do sofá, é uma área que o incita a ser criativo e autoral para torná-la ainda mais convidativa e com impacto visual.

Este espaço funcional ganha um caráter decorativo quando preenchido com composições artísticas, seja em sua própria estrutura ou na parede que se acomoda. A escolha dos elementos é facilitada ao recorrer as técnicas cenográficas que embasam os princípios do interior design, auxiliando a valorizar a decoração com maestria. Unidade, ênfase, harmonia e ritmo foram alguns conceitos que elegemos para guiá-lo a decorar o aparador com equilíbrio e estilo pessoal. 

Unidade: móvel e arte em sinergia com a matéria-prima

interior-design-unidade-wall-decoration-mascara-madeira-parede-artes-africanas-aparador
A madeira das máscaras africanas e do aparador equilibram o espaço imprimindo continuidade.

 A unidade pode ser sentida a partir da percepção de que tudo flui naturalmente no arranjo decorativo. Isso ocorre porque há um elo entre os elementos que promove a ideia de continuidade, seja por meio das cores, das formas, das texturas ou como aqui apresentamos a partir do material. A linguagem comum compartilhada pela madeira entalhada e a cartela de cor natural da matéria-prima das máscaras africanas e do aparador rústico se integra de forma unificada e agradável nesta composição.

ethnic-decor-wooden-arts-balinese-home-escultura-madeira-entalhada
A textura da madeira natural é o elo entre objetos decorativos e promove unidade nos interiores.

 As diferentes tonalidades da madeira natural e suas respectivas linhas curvas criam texturas que estabelece conexão entre as esculturas étnicas e o aparador. A essência calorosa das peças também vem de encontro com o colorido vibrante da luminária indiana, que causa uma ruptura no padrão natural reforçado pelo vaso de planta com fibra natural. Esta pequena quebra visual dá mais "interessância" ao conjunto, sem que este perca o caráter unificado e único.

Ênfase: explore espaços verticais com wall arts

round-wall-decoration-espelho-parede-moldura-redondo-movel-aparador-esculturas
A decoração de parede sob o aparador cria um centro de interesse visual.

 Na ausência de um ponto focal na arquitetura do ambiente o objeto decorativo assume a sua essência para dar ênfase a um espaço específico. Sendo recorrente o apoio da parede na composição do aparador, ela se torna uma perfeita moldura em branco para destacar telas, painéis, mandalas ou espelhos e criar um centro de interesse. Não é necessário que tenha uma dimensão grandiosa e tome toda a extensão do mobiliário, uma vez que apenas um detalhe diferenciado como a forma geométrica já é suficiente para desempenhar o papel de protagonista.

round-wall-mirror-movel-aparador-escultura-artistica-zen-iluminacao-difusa-abajur
A moldura é destacada pela iluminação difusa do abajur dando ênfase à parede do aparador.

A ênfase é utilizada para expandir a percepção do entorno e é para ela que somos atraídos quando entramos em um interior. É essa rápida identificação que sentimos com a moldura rústica deste espelho redondo iluminado pela luz quente difusa do abajur balinês. Ela serve de ancoragem para os outros elementos decorativos, que não concorrem entre si, e enaltece o caráter utilitário do espelho decorativo com um ar bonito e significativo de obra de arte. E, de fato, é uma mesmo! 

Harmonia: combinação artística consoante à iluminação

classic-zen-decor-wood-carving-table-lamp-buddha-rattan-basketry
A suavidade das formas orgânicas e da iluminação harmoniza visualmente o aparador.

 A harmonia liga todo o design de interiores e traz a sensação de que tudo se encaixa visualmente. A combinação artística que consegue entregar a mesma essência na paleta de cor, no tema, na estética ou no projeto de iluminação, provavelmente parecerá mais delicada e convidativa. Assim como as formas orgânicas da luminária floral e a suavidade nas artes em marmorite que estabelecem a mesma linguagem visual criando uma decoração de aparador harmoniosa e limpa como a estrutura do Zen.

decoracao-colorida-arte-zen-artistic-home-sideboard-decor
A extensão das cores e texturas vitrificadas da iluminação para a arte decorativa proporciona harmonia.

 Quando todas as artes se relacionam elas transmitem a sensação de que o espaço está integrado. Isso também ocorre com a seleção de cores da composição decorativa. A iluminação colorida com texturas vitrificadas dos vidros, miçangas e madrepérolas que compõem as luminárias em mosaico turco e o porta-vela flor de lótus é o guia desta decoração. As formas orgânicas dos florais que desenham as cúpulas e da estrutura suporte para vela entram em sinergia com as linhas curvas do espelho, da escultura abstrata e do Buda fazendo este espaço de contemplação deixá-lo verdadeiramente à vontade - exatamente o que se espera de um interior harmonioso.

Ritmo: utilize a repetição no design de interiores

sideboard-decor-zen-wall-art-table-lamp-porta-vela-buddha
A repetição de formas deixa a percepção do espaço mais agradável.

Impossível não pensar em música quando esse princípio entra em cena. Visualmente tem um conceito similar de unificar todo o ambiente utilizando a recorrência de elementos enquanto repetição, a progressão, a transição e o contraste (por meio da forma, da cor, do tamanho, da textura, etc.) para imprimir a sensação de movimento e criar uma experiência visual consistente e bonita. Se por um lado a repetição de porta-velas com a mesma forma redonda traz para o conjunto uma narrativa intencionalmente equilibrada, por outro, a progressão do floral da mandala, com a gradação da dimensão partindo do centro do círculo, leva o conceito de continuidade do ritmo para a decoração. 

ambiente-paz-budinha-wooden-mandala-wall-decoration-sideboard-decor
O ritmo promovido por dois elementos idênticos mostra o poder das narrativas intencionais.

Quando um elemento flui naturalmente para o outro o ritmo é mantido partindo do conceito de transição. Tanto nesta mandala de madeira quanto no suporte para vela e na lanterna uma forma curva flui para outra agregando a unidade visual da decoração do móvel à funcionalidade das peças. A repetição de esculturas idênticas de monginhos também contribui com a ideia de movimento, além da estrutura em marmorite branco criar contraste ao manter oposição com a madeira escura da mandala entalhada.

 A decoração do aparador ganha um novo sentido quando incorpora objetos decorativos que incitam a percepção e nos convidam a ver mais de perto todos os detalhes que a compõe. Em nossa loja de artes há uma infinidade de categorias de produto para auxiliá-lo a conquistar o ideal de ambiente artístico e intimista. Não deixe de conferi-las!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Escultura em Madeira Teka Timor 265cm

Alguém viu e gostou...

Escultura em Madeira Teka Timor 265cm

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras