Não é preciso uma grande reforma como,por exemplo, expor os tijolos, levantar vigas e revestir o piso de madeira para construir um ambiente verdadeiramente aconchegante e personalizado. A essência do cozy home parte de uma estética rústica que vai além do cenário costeiro ou campestre. O estilo étnico (sem obviedade) de objetos decorativos mostra o caminho para alcançar o ideal de espaço autoral utilizando a decoração como recurso central.
A tonalidade e o design natural da madeira junto a casualidade do efeito envelhecido e antiguinho da pintura pátina mostram como levar a natureza para dentro de casa e abraçar a sensação de aterramento promovida pela aquecida cartela de cores pode conduzi-lo a uma aspiração acolhedora e convidativa em todos os sentidos. Abaixo seguem algumas direções para trilhar esse percurso na decoração de interiores à sua própria maneira.
Móveis rústicos: design personalizado em madeira natural
Móveis artesanais em madeira entalhada são o epítome do aconchego no interior design.
O rústico constrói o conforto a partir da ideia de solidez que reflete não só na definição das matérias-primas, mas também na paleta de cores. Por isso, não é de se surpreender que o ambiente com essa atmosfera costume levar consistência e calor para as estruturas com a madeira natural - tanto na arquitetura com as vigas, por exemplo, quanto no mobiliário com madeira entalhada. Se por um lado o aspecto bruto respeitando o formato da árvore e seus galhos e raízes equilibram com naturalidade a densidade do material fazendo mesas de madeira ganharem um design mais exclusivo e personalizado, por outro, bancos torneados fazem menção ao passado e ancoram o vintage como epítome de um cozy home.
As formas e as cores trabalham juntas para estabelecer elos entre os objetos decorativos. Os tons aquecidos e terrosos junto ao formato dos móveis artesanais agem em perfeita composição com as peças entalhadas com pátina, mostrando que a irregularidade da estética, seja na forma natural ou na ideia de desgaste e envelhecimento da pintura. O preto e branco das telas decorativas reforçam o apelo étnico e inclinam o espaço para um tom mais sofisticado.
Vibrações positivas: artes zen que aquecem a alma
Elementos simbólicos como cristais, divindades e figuras ancestrais trazem uma vibração acolhedora.
O estilo étnico exprime antes de tudo informações sobre culturas, que por sua vez englobam crenças, tradições e tudo aquilo que exprime a identidade de um povo. Portanto, quando exibimos uma divindade no interior design também voltamos o nosso olhar para a sua história. E é essa conexão com a essência daquilo que os forma, ou seja, a ancestralidade e a simbologia espiritual que representam que convertem as artes Zen em recursos para acalentar corpo, mente e espírito ao mesmo tempo em que deixa o ambiente mais expressivo e pessoal.
Há uma potência grandiosa naquilo que desperta a consciência para a natureza divina. Quando a alma é acolhida, seja pelas figuras étnicas do Sadhu e da aborígene - que inspiram o aterramento em suas próprias raízes-, pela energia dos cristais ou por deuses hindus e Budas que manifestam a energia positiva na decoração, todo o exterior vibra na mesma sintonia promovendo bem-estar e conforto emocional. Tal qual os monges sábios (cego, surdo e mudo), o Zen mostra que é preciso trazer para a prática diária o reconhecimento do mal em nós para então sermos a transformação que almejamos no mundo.
Estímulo visual: a importância dos detalhes nas artes decorativas
Escolha objetos decorativos que imprimem o conforto através das sensações táteis e visuais.
A construção de ambientes originais e acolhedores não compete apenas à escolha de artes únicas, mas à capacidade de criar estímulos visuais que transmitem sensações no ambiente e sejam perceptíveis a todos os sentidos, e não apenas ao toque. Aqui fica nítido a importância da textura para estabelecer a decoração rústica como refúgio. Mandalas decorativas com florais entalhados ou dreamcatchers com crochê e franjas são adições étnicas que exploram linhas naturais para sustentar o sensorial com inteireza.
Neste âmbito, os detalhes, realmente, são os que fazem diferença. Itens como incensos, sino dos ventos e lanternas para velas expandem os sentidos e trazem um novo vigor para o dia a dia. Já estampas com estilo étnico em artigos têxteis como almofadas e tapetes brincam com o toque macio e avivam o espaço com movimento e pontos de cor.
Wall art: acentue a parede galeria com a madeira entalhada
As texturas dos materiais naturais criam impacto visual e acentuam a sensação de calor no ambiente.
Sejamos francos, poucos artifícios do design de interiores são tão expressivos quanto aproveitar o espaço em branco de um pé direito duplo e transformá-lo em um autêntico gallery wall. A criatividade une o étnico e o rústico de forma harmoniosa quando a decoração de parede permite ressignificar elementos levando-os para o lugar de destaque. É o caso dos remos de madeira entalhada com inspiração nas artes timorenses que compartilham a essência natural e sustentável das matérias-primas com mandalas balinesas e telas com molduras pátina. Essa combinação de obras feitas de madeira reaproveitada e natural fazem a textura exprimir o seu melhor para criar um impacto visual cheio de calor nos interiores.
Entalhes vazados com desenhos orgânicos trabalhados no cinzel acentuam a sensação de calor da madeira na parede galeria num jogo equilibrado de perspectiva com vibração artesanal. O olhar para a sustentabilidade junto ao apreço pelo feito à mão se apresenta de modo essencial para promover bem-estar e transferir mais consciência, aconchego e valor para tudo o que compõe este artístico quebra-cabeça na parede. Afinal, quando o wall art que reflete a história, a tradição e a essência de uma etnia é sempre um accent especial.
Acesse o nosso lookbook e veja lindas inspirações para transformar o ambiente com o cozy decor!
Namastê!
Milene Sousa - Arte & Sintonia