GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Cozy home - Decoração aconchegante com estilo étnico

Cozy home - Decoração aconchegante com estilo étnico

Não é preciso uma grande reforma como,por exemplo, expor os tijolos, levantar vigas e revestir o piso de madeira para construir um ambiente verdadeiramente aconchegante e personalizado. A essência do cozy home parte de uma estética rústica que vai além do cenário costeiro ou campestre. O estilo étnico (sem obviedade) de objetos decorativos mostra o caminho para alcançar o ideal de espaço autoral utilizando a decoração como recurso central.

A tonalidade e o design natural da madeira junto a casualidade do efeito envelhecido e antiguinho da pintura pátina mostram como levar a natureza para dentro de casa e abraçar a sensação de aterramento promovida pela aquecida cartela de cores pode conduzi-lo a uma aspiração acolhedora e convidativa em todos os sentidos. Abaixo seguem algumas direções para trilhar esse percurso na decoração de interiores à sua própria maneira.

Móveis rústicos: design personalizado em madeira natural

rustic-home-living-room-decoracao-sala-aconchegante-madeira-rustica-ethnic
Móveis artesanais em madeira entalhada são o epítome do aconchego no interior design.

O rústico constrói o conforto a partir da ideia de solidez que reflete não só na definição das matérias-primas, mas também na paleta de cores. Por isso, não é de se surpreender que o ambiente com essa atmosfera costume levar consistência e calor para as estruturas com a madeira natural - tanto na arquitetura com as vigas, por exemplo, quanto no mobiliário com madeira entalhada. Se por um lado o aspecto bruto respeitando o formato da árvore e seus galhos e raízes equilibram com naturalidade a densidade do material fazendo mesas de madeira ganharem um design mais exclusivo e personalizado, por outro, bancos torneados fazem menção ao passado e ancoram o vintage como epítome de um cozy home.

As formas e as cores trabalham juntas para estabelecer elos entre os objetos decorativos. Os tons aquecidos e terrosos junto ao formato dos móveis artesanais agem em perfeita composição com as peças entalhadas com pátina, mostrando que a irregularidade da estética, seja na forma natural ou na ideia de desgaste e envelhecimento da pintura. O preto e branco das telas decorativas reforçam o apelo étnico e inclinam o espaço para um tom mais sofisticado.

Vibrações positivas: artes zen que aquecem a alma

zen-interior-design-buddhist-home-decor-hindu-pedras-feng-shui-incenso
Elementos simbólicos como cristais, divindades e figuras ancestrais trazem uma vibração acolhedora.

O estilo étnico exprime antes de tudo informações sobre culturas, que por sua vez englobam crenças, tradições e tudo aquilo que exprime a identidade de um povo. Portanto, quando exibimos uma divindade no interior design também voltamos o nosso olhar para a sua história. E é essa conexão com a essência daquilo que os forma, ou seja, a ancestralidade e a simbologia espiritual que representam que convertem as artes Zen em recursos para acalentar corpo, mente e espírito ao mesmo tempo em que deixa o ambiente mais expressivo e pessoal.

Há uma potência grandiosa naquilo que desperta a consciência para a natureza divina. Quando a alma é acolhida, seja pelas figuras étnicas do Sadhu e da aborígene - que inspiram o aterramento em suas próprias raízes-, pela energia dos cristais ou por deuses hindus e Budas que manifestam a energia positiva na decoração, todo o exterior vibra na mesma sintonia promovendo bem-estar e conforto emocional. Tal qual os monges sábios (cego, surdo e mudo), o Zen mostra que é preciso trazer para a prática diária o reconhecimento do mal em nós para então sermos a transformação que almejamos no mundo.

Estímulo visual: a importância dos detalhes nas artes decorativas

ethnic-wall-canvas-almofadas-coloridas-tela-decorativa-sofa-madeira-patina-estilo-rustico
Escolha objetos decorativos que imprimem o conforto através das sensações táteis e visuais.

A construção de ambientes originais e acolhedores não compete apenas à escolha de artes únicas, mas à capacidade de criar estímulos visuais que transmitem sensações no ambiente e sejam perceptíveis a todos os sentidos, e não apenas ao toque. Aqui fica nítido a importância da textura para estabelecer a decoração rústica como refúgio. Mandalas decorativas com florais entalhados ou dreamcatchers com crochê e franjas são adições étnicas que exploram linhas naturais para sustentar o sensorial com inteireza.

Neste âmbito, os detalhes, realmente, são os que fazem diferença. Itens como incensos, sino dos ventos e lanternas para velas expandem os sentidos e trazem um novo vigor para o dia a dia. Já estampas com estilo étnico em artigos têxteis como almofadas e tapetes brincam com o toque macio e avivam o espaço com movimento e pontos de cor.

Wall art: acentue a parede galeria com a madeira entalhada

cozy-interior-design-hygge-estilo-rustico-ambiente-etnico-decoracao-interiores
As texturas dos materiais naturais criam impacto visual e acentuam a sensação de calor no ambiente.

Sejamos francos, poucos artifícios do design de interiores são tão expressivos quanto aproveitar o espaço em branco de um pé direito duplo e transformá-lo em um autêntico gallery wall. A criatividade une o étnico e o rústico de forma harmoniosa quando a decoração de parede permite ressignificar elementos levando-os para o lugar de destaque. É o caso dos remos de madeira entalhada com inspiração nas artes timorenses que compartilham a essência natural e sustentável das matérias-primas com mandalas balinesas e telas com molduras pátina. Essa combinação de obras feitas de madeira reaproveitada e natural fazem a textura exprimir o seu melhor para criar um impacto visual cheio de calor nos interiores.

Entalhes vazados com desenhos orgânicos trabalhados no cinzel acentuam a sensação de calor da madeira na parede galeria num jogo equilibrado de perspectiva com vibração artesanal. O olhar para a sustentabilidade junto ao apreço pelo feito à mão se apresenta de modo essencial para promover bem-estar e transferir mais consciência, aconchego e valor para tudo o que compõe este artístico quebra-cabeça na parede. Afinal, quando o wall art que reflete a história, a tradição e a essência de uma etnia é sempre um accent especial.

Acesse o nosso lookbook e veja lindas inspirações para transformar o ambiente com o cozy decor!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Fique Informado!

Receba conteúdos do blog que revelam as histórias por trás de nossas artes, além das novidades e ofertas exclusivas.

Luminária de Mesa Étnica Balinesa

Alguém viu e gostou...

Luminária de Mesa Étnica Balinesa

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras