GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Artefato Cultural - Decoração com estilo étnico do Timor Leste

Artefato Cultural - Decoração com estilo étnico do Timor Leste

 No extremo oriente, uma ilha cercada por belezas naturais se agiganta em razão da riqueza cultural de seus povos nativos. Essa é Timor Leste (East Timor), um paraíso emoldurado pelo mar cuja diversidade do povo timorense é manifestada e valorizada através dos artefatos culturais. As estatuetas e máscaras de madeira são as artes ritualísticas mais prestigiadas por evocarem os poderes dos espíritos ancestrais. Essa forte conexão com a ancestralidade transita na estética das peças influenciada pelas marcas na natureza, em virtude das gravuras rupestres e entalhes em pedra que datam mais de 10000 anos e decoram as paredes de cavernas como a Lene Hara.

 Através da escultura em madeira, tradicionalmente um ofício exclusivo dos homens timorenses, a decoração de ambientes reivindica bons fluidos e prosperidade às divindades e espíritos totêmicos de Timor. Tanto a adoração aos antepassados quanto a crença no animismo expressos nos detalhes das máscaras decorativas, no estilo das esculturas étnicas, na geometria das mandalas e dos painéis de madeira conferem aos interiores uma estética étnica original com essência artística.

História da arte cultural de Timor Leste

caixa-madeira-buzios-bali-art-wooden-mask-east-timor-decoracao-parede-suporte-mesa
East Timor mantém a essência das crenças ancestrais em suas artes históricas.

 As artes decorativas dos artesãos de Timor Leste mantém na essência as crenças de etnias timorenses antigas como o povo Atoni. Elas representam a resistência cultural das etnias nativas diante os diferentes momentos históricos vivenciados pela população de Timor; desde a influência mercantil da China e Índia, passando pela colonização européia (holandesa e portuguesa) em 1515 até a posterior invasão indonésia em 1975.

 Os petróglifos das cavernas cársticas de Lena Hara, Ile Kére KéreJerimalai são as principais evidências da colonização humana em Timor Leste, ocupada há 35000 anos, e também as principais inspirações artísticas dos motivos geométricos entalhados nas artes em madeira. Animais, embarcações e figuras humanas foram esculpidos nas pedras, pintados com ocre e carimbados com o mais primitivo estêncil à mão. Tanto as esculturas ancestrais (Itaras) quanto os rostos de pedra estilizados eram representações de divindades e figuras importantes que morreram, configurando as únicas artes rupestres do final do Pleistoceno em todo o sudeste asiático.

Desenhos étnicos da memória cultural timorense

wooden-sculpture-east-timor-face-madeira-entalhada-decoracao-cultural-remo-patina-desenho-etnico
Motifs em estilo étnico revisitam crenças antigas e a arte rupestre das cavernas de Timor.

 Os motivos tradicionais que singularizam as máscaras decorativas timorenses contemporâneas são inspirados nas artes totêmicas e nas gravuras rupestres ornamentadas, assim como a própria estrutura da peça com traços próximos as faces dos antepassados gravadas nas pedras. Caracterizados por elementos geométricos, os motivos timorenses remetem às particularidades estilísticas aborígenes australianas conectando as pinturas primitivas de Timor à arte Lapita ou arte Austronésia.

Os desenhos étnicos que estilizam as superfícies das máscaras são constituídos com espirais e padrões triangulares que criam um relevo bastante original e integrado à ancestralidade tribal da ilha. Quando presentes na decoração de interiores, as máscaras étnicas transformam a memória cultural timorense em um componente diferenciativo no ambiente. O design decorativo elaborado com a técnica de talha em madeira concede mais expressividade às esculturas, painéis, mandalas e máscaras, sobretudo se personalizados com pátina que reforça o tom envelhecido da estética através da pintura.

Arte de entalhar em diferentes tipos de madeira

artes-madeira-rustica-patina-desenho-triba-entalhado-decoracao-cultural-ilha-timor-leste
A madeira teca é uma das matérias-primas mais comuns das máscaras étnicas.

Teca, eucalipto, cedro vermelho e palmeira são as principais matérias-primas das estatuetas e máscaras decorativas desenvolvidas pelos artesãos de Timor. A resistência e a coloração natural, entre outras particularidades, influenciam no acabamento final de madeira rústica e auxiliam a manter na peça final a energia primitiva que vibra nos motifs tribais. Apesar do peso visual, as artes em madeiras como estas se sustentam em bases de metal ou penduradas na parede. Esse atributo do material transforma a peça em um objeto decorativo versátil. 

A pintura pátina e a antik criam um efeito de envelhecimento das artes étnicas, destacando os desenhos tribais entalhados na madeira e a dramaticidade dos rostos das máscaras e esculturas. A superfície das peças também mantém um estilo rústico que integra um ar despretensioso nas obras, como se fossem realmente antigas e utilizadas para fins ritualísticos. Ainda assim, nada impede que as utilize na decoração de parede como amuletos de proteção contra maus espíritos e energias negativas, tal qual serviam aos ancestrais timorenses. 

Ethnic: agregando valor histórico na decoração

ethnic-home-decor-artes-indonesia-timor-leste-mascara-decorativa-artefatos-ancestrais-decoracao-rustica
A pintura pátina contribui para destacar os grafismos que caracterizam o East Timor style.

 Ao mexer intimamente com a essência dos ambientes, as artes culturais de Timor Leste mostram que o estilo étnico é extremamente diverso e rico. Elas contemplam a decoração com o toque caloroso da madeira rústica, cujos grafismos geométricos destacados pela pintura pátina ancoram valor histórico e cultural ao melhor East Timor style. Se voltar-se à vida na ilha encontrará um elo condutor para criar ambientes harmoniosos e autênticos como as peças timorenses.

Enquanto peças conectadas com o mar como colares com fibras naturais, caixas com conchas e remos, aquecem ainda mais o espaço evocando a naturalidade e tropicalidade costeira; peças que abraçam a conexão espiritual como porta-velas flor de lótus e pedras convertem a composição com as máscaras em um lugar místico para contemplação. E mesmo únicas em interiores minimalistas, as peças timorenses se mostram excelentes statements com suas texturas inigualáveis de perfume antigo.

Não deixe de conferir as belezas culturais de Timor em nossa loja online!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Fique Informado!

Receba conteúdos do blog que revelam as histórias por trás de nossas artes, além das novidades e ofertas exclusivas.

Escultura Abstrata Amor Infinito 40cm

Alguém viu e gostou...

Escultura Abstrata Amor Infinito 40cm

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras