GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Arte em resina – Objetos decorativos e artesanatos

Arte em resina – Objetos decorativos e artesanatos

Quando falamos sobre decoração, funcionalidade e beleza entram em cena de mãos dadas para integrar objetos decorativos aos conceitos que almejamos compor no ambiente. Esta arte de decorar interiores por si só já traz na essência o caráter experimental. Afinal, os interiores que coabitamos acompanham as nossas mudanças que, de uma maneira ou de outra, também seguem as transformações que ocorrem no mundo. E é nesse cenário que a resina vem cumprir seu papel.

Tanto quanto a arte, o material que a constitui é um indício das nossas urgências e referências. Cada qual atende uma necessidade artística sem competir entre si. E, nesse âmbito, a resina se apresenta de maneira multifuncional, tanto para os artistas quanto para os consumidores, ao ser facilmente esculpida ou moldada, além de proporcionar leveza à peça final – como dificilmente outro material conseguiria.

Cultivado de forma natural ou concebido de maneira sintética, este composto tornou a arte mais acessível e conferiu mais flexibilidade para os artistas definirem suas técnicas e escolherem a dimensão produtiva de suas obras. Na decoração a resina assume posição de destaque e é especialmente vista em artes figurativas como esculturas; uma vez que favorece a construção de detalhes, o aproveitamento das cores e a fidelidade nas reproduções.

A versatilidade da resina para artesanatos

arte-resina-metalizada-furta-cor-buda-meditando
A resina é uma das matérias-primas mais utilizadas em objetos devido a versatilidade.

O uso de resina natural no cotidiano vem desde o Antigo Egito, sobretudo para a produção de incensos. No entanto, quando a resina sintética começou a ser desenvolvida no período de modernização industrial, em meados do século XIX, se tornou a mais utilizada para revestir objetos utilitários e artigos de decoração. A acrílica e a epóxi, por exemplo, são as resinas para artesanato mais comuns e podem compor diferentes peças, de esculturas à móveis.

A versátil integração com outras intervenções artísticas faz a superfície da resina aparentar outros materiais, exibindo a textura tátil e visual de metais, pedras e madeiras. Essa característica é tão excepcional que brinca com o peso real dos objetos decorativos e, consequentemente, cria interesse visual no ambiente.

Matéria-prima maleável e artes decorativas leves

artesanato-resina-verde-budinha-sorridente-namaste-mudra
A maleabilidade da resina favorece a criação e reprodução de esculturas ricas em detalhes.

O grande diferencial da resina é oferecer uma série de possibilidades artísticas devido sua formabilidade, ou seja, a maleabilidade sem rupturas na matéria-prima. Ela facilita tanto o processo de escultura manual quanto a prototipagem e a réplica de artes a partir moldes. Isso permite que os artistas tenham mais precisão para incrementar detalhes e ser fiel à ideia e criação original.

Independente das diferentes composições de resina sintética, que resultam em estruturas rijas ou macias, a leveza se sobressai se comparada a materiais com mais solidez como a madeira e a pedra, possibilitando mudanças na decoração. Este detalhe é importante considerar, visto que, conforme a dimensão, esculturas de madeira ou pedra podem se tornar inviáveis para manipular no ambiente – necessitando de um espaço fixo.

Estátuas de resina sintética e o valor dos detalhes

estatueta-resina-deusa-amor-isis-egito
A base estável do artesanato de resina traz mais liberdade para personalizar a peça e o ambiente.

A palavra-chave que melhor representa as artes em resina é liberdade, tanto a criativa, devido às possibilidades artísticas de criar formas simples em esculturas estilizadas ou elaboradas com acabamentos mais complexos; quanto a decorativa. Ela também guia a viabilidade para a adição de cor e outros processos de acabamento além da pintura, por se tratar de uma base estável e bastante durável para todo o tipo de objeto decorativo.

O efeito deste conjunto de detalhes na decoração de interiores é verdadeiramente surpreendente. Se por um lado estátuas monocromáticas exaltam as formas e os detalhes, destacando a arte como um todo; por outro, os artesanatos coloridos usam a paleta de cores tanto como elemento focal quanto como guia para outras composições de prateleiras e aparadores.

A arte figurativa com resina na decoração

artesanato-resina-decoracao-deus-elefante-ganesha-deus-kroncha
A escultura de resina é uma arte completa e transfere um humor especial na decoração.

Qualquer que seja o estilo, o tema ou o tamanho da escultura de resina, ela é sempre um objeto curinga nos interiores, especialmente na qualidade de arte figurativa, ou seja, enquanto representa de maneira realista ou estilizada referências do cotidiano como fauna, flora, entre outras. Ela cria um arranjo especial sobre os móveis ou no jardim, transferindo-lhes um toque de humor que reverbera em toda a decoração.

Afinal, a arte em resina é um epítome de versatilidade ao unir na mesma peça resistência e leveza; beleza e praticidade; modernidade e antiguidade; entre tantas outras alternativas para construir um visual atraente, criativo e que desperta afeição. Quer ver? Acesse a nossa loja online e veja o universo de possibilidades para transformar o seu ambiente.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Fique Informado!

Receba conteúdos do blog que revelam as histórias por trás de nossas artes, além das novidades e ofertas exclusivas.

Escultura Shiva em Madeira Suar 82cm | Bali

Alguém viu e gostou...

Escultura Shiva em Madeira Suar 82cm | Bali

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras