estilo-ethnic-home-decor-african-arts-pintura-tela-escultura-madeira-almofadas-coloridas-tropicais-verdes

Ambiente cultural – Decoração de interiores com estilo étnico

Criar um interior instigante e caloroso com influências multiculturais de diversos países pode parecer desafiador. E é por isso que móveis objetos decorativos tradicionais de cada cultura dão espaço as peças com releitura no design, agregando conceitos modernos que despertam interesse visual para que o ambiente tenha menos risco de parecer caricato a ponto de perder o aspecto central: a personalidade.

Nesse âmbito, é necessário considerar nuances que vão além das peças, dos sentidos que possuem, dos lugares e dos períodos que se originam. É preciso manter em mente que o que torna a decoração de interiores verdadeiramente autêntica é você, a sua essência. E construir a partir de como se sente em relação ao mobiliário e as obras de arte com estilo étnico uma inspiração eclética e que converta o apelo místico do conjunto em um ambiente cultural.

Etnicidade: a ancestralidade como acento para o comfy decor

decoracao-ambiente-multicultural-objetos-decorativos-estilo-etnico
Móveis de madeira e artes tribais dividem espaço para tornar a decoração calorosa e confortável.

A maioria das esculturasvasos pinturas que vibram etnicidade trazem imbuído na aparência exótica a conexão com a espiritualidade. E isso também ocorre porque o ethnic se conecta com histórias ancestrais, ancorando um apelo antigo e reconfortante. Essa relação é perceptível tanto na predileção às matérias-primas naturais como a madeira, principalmente a com aspecto natural desgastado, quanto a representação de povos  primitivos – destacando características das estéticas tribais.

Móveis rústicos e acessórios feitos a partir de fibras naturais aquecem os ambientes da mesma forma e criam espaços que abraçam quem deles se aproximam. Nesses interiores, os cestos organizadores são coringas e podem complementar o visual com funcionalidade, mantendo mantas almofadas excedentes guardadas. Quando dividem a superfície com móveis de rattan natural aumentam a sensação de conforto que transmitem.

Móveis rústicos: design industrial e formatos redondos

moveis-madeira-rustica-indianos-estilo-industrial-design-redondo
A combinação de móveis de estilo industrial com formas redondas propõe um visual equilibrado.

estilo étnico da Indonésia Índia se integram com muita naturalidade na decoração rústica. Ambos países se nutrem dos conhecimentos ancestrais para mantê-los vivos e os difundem principalmente através da arte decorativa. Os artesãos conseguem captar o essencial das técnicas de fabricação, dos conceitos e das estéticas antigos e reproduzi-los com uma roupagem mais atraente que evoca o boho moderno.

O toque de estilo industrial, por sua vez, marcado pela combinação da madeira bruta e do metal no design com o formato redondo, desenvolve um elo entre antiguidade e modernidade e estabelece um contraponto equilibrado no home decor. Essas matérias-primas se manifestam com neutralidade e podem ser facilmente coordenadas com objetos decorativos de outros estilos. Ademais, as formas redondas nos móveis de madeira ampliam a sensação aconchegante que transmitem!

Pontos de cor: desenhos étnicos e detalhes multicoloridos

objetos-decorativos-estilo-oriental-iluminacao-colorida-madreperola-mosaico-vidro
Vidros e madrepérolas coloridas mostram uma configuração diferente do estilo étnico a partir da iluminação.

A vibração extra em espaços com decoração rústica fica a cargo das cores que alegram o visual boêmio e trazem mais suavidade ao mobiliário de materiais naturais. As estampas coloridas com desenhos étnicos inspirados em tecelagens e pinturas aborígenes ou que remetam ao contexto natural tribal, por exemplo, cumprem o papel de inserir pontos de cor com proporcionalidade. Essa integração é mais fácil quando os motivos estão presentes nas almofadas!

Outra forma de conduzir as cores ao protagonismo do decor é através da iluminação. Abajures da cultura turca que ostentam mosaicos coloridos e porta-velas de metal e madrepérola das Filipinas demonstram com a mais pura arte uma configuração distinta de étnico e transformam a atmosfera incorporando calor ao irradiar as cores com a luz quente da luminária ou da vela.

Decoração mística: a arte zen como guia para a espiritualidade

artes-zen-orin-porta-vela-rechaud-vasinho-estilo-etnico-decoracao-interiores
Ao evocar a espiritualidade o ethnic converte objetos da prática Zen em artes místicas.

Ao rememorar a ancestralidade o étnico mantém a conexão espiritual contemplando a decoração com uma alma mística, cuja impressão que provoca vai além da beleza de um cenário coeso e agradável. Nesse âmbito, os objetos que evocam a espiritualidade, seja indígenabudista ou africana, se transformam em artes Zen e integram os interiores com valor cultural.

O trabalho artesanal é, sem dúvida, um importante elo entre a estética e a essência que fazem as peças dar um novo sentido ao espaço e convertê-lo em um lugar ideal para se desligar do barulho externo e se interiorizar. Essa particularidade também é essencial em ambientes criados para recepcionar pessoas, uma vez que tende deixá-las mais relaxadas e à vontade.

Objetos decorativos como esses estão sempre disponíveis em nossa loja online, ressignificando a decoração com propósitos elevados e tornando o seu lar em um legítimo templo.

Namastê!

Milene Sousa – Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: