prato-de-parede-ceramica-turca-pintura-floral-artesanal

Pratos decorativos - Decoração de parede colorida e original

2 comentários

A melhor forma de alcançar a desejada originalidade na decoração de interiores é subverter elementos decorativos e utilitários tirando-os de seus lugares e usos comuns. Assim são os pratos quando o estilo, o material e a história em que são envoltos os fazem lograr o status de arte mudando-os da função coadjuvante de amparar a gastronomia para serem apreciados expostos sob os móveis ou na decoração de paredes.

Artefatos sempre foram meios importantes para entender a história, o momento e o espaço que pertenceram, afinal, a estética e a matéria-prima dos utensílios domésticos são reflexos do cenário político, econômico e social. Sendo assim, para compreender o papel do prato na decoração contemporânea é preciso conhecer sua trajetória enquanto cultura material em todo o mundo.

E embora a louça não explique o processo social em totalidade, ela faz-nos enxergar os cenários em que foi desenvolvida e transformada, bem como entender como aspectos da sociedade interferiram na constituição e na função do utensílio de mesa.

prato-de-parede-ceramica-turca-pintura-floral-artesanal
A estética dos pratos decorativos é um reflexo do cenário que estão inseridos.

Os pratos são retratos de intercâmbios culturais e contextualizaram diferentes momentos da história para chegar à configuração informal ou decorativa que temos hoje. A exemplo, as tradicionais porcelanas chinesas com pinturas em azul cobalto que atravessaram dinastias para servirem o refinamento dos banquetes europeus entre os séculos XVI e XVIII; ou ainda as faianças finas portuguesas que constituíram os artefatos tradicionais da aristocracia brasileira até o século XIX.

No século XVII foi desenvolvido o conceito de prato individual com o prato raso em substituição as tigelas junto ao aperfeiçoamento dos talheres. A individualidade no uso dos artefatos foram determinantes para a elaboração de peças com formatos diferentes como os para sopa, pão, sobremesa, chá e café (pires) e salada.

Mudanças como esta também foram decisivas para exaltar o caráter decorativo das louças, ainda que não dissociado da mesa, ao utilizarem conjuntos de pratos artesanais para ostentar em jantares o poder econômico e a posição social.

prato-decorativo-zen-pintura-artesanal-mandala
O desenvolvimento do uso dos utensílios foi decisivo para exaltar o caráter decorativo.

Matérias-primas, formas, tamanhos, cores e técnicas de pintura permitem, entre outras características relativas à cultura, que os pratos assumam o protagonismo nos ambientes criando pontos focais como a composição com artes decorativas como máscaras, mandalas, placas e espelhos formando galerias na decoração de paredes (gallery wall).

Com o auxílio de suportes para pratos avulsos fica mais simples destacar a sua peça favorita dispondo-a em móveis aparadores ou reunir pratos coloridos - seguindo uma paleta de cores pré-definida - explorando formatos diferentes para ambientar a parede aproveitando pequenos espaços.

A grande sacada para manter a autenticidade proposta por esta decoração é fugir de tudo o que limita a criatividade, sejam os conjuntos formais ou a disposição simétrica das peças, não tendo medo de experimentar posições e se beneficiar das texturas em pratos de cores lisas ou com pinturas artísticas originais como os de cerâmica turca.

pratos-ceramica-turca-colorida-decoração-parede
A combinação de formas, tamanhos e cores dos pratos em gallery wall cria um ponto focal.

Pratos decorativos contam histórias, são espectadores dos momentos compartilhados e emprestam suas cores para inserir ânimo e acolhimento no ambiente. E se há algo a ser aprendido com estas artes decorativas é que tudo o que realça o sentimento de aconchego encontra um lugar de destaque na decoração da casa.

Faça dos pratos decorativos da Arte & Sintonia a grande transformação do seu lar!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

2 comentários

Jairo
Jairo

Quero comprar, informar fone, grato

Lucirema Malfatti
Lucirema Malfatti

Esses pratos estão à venda? Qual o valor?

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: