incensario-canaleta-porta-vela-rechaud-aromaterapia

Iluminação ambiente e decoração com velas

É quase inevitável recorrer a iluminação com velas quando deseja promover no ambiente uma atmosfera envolvente e personalizada. A luz quente da chama automaticamente faz este recurso suscitar relaxamento e bem-estar enquanto o visual proposto pela vela decorativa proporciona um destaque especial nos interiores. E se só a vela na decoração, seja branca, rechaud, colorida ou aromatizada, já desperta diferentes emoções ao estimular o sistema sensorial, imagine o que a combinação com artes decorativas pode oferecer.

A função exclusiva de acomodar a vela de nossos produtos artesanais se abre a novas perspectivas ao acender incensos, aquecer óleos essenciais, iluminar imagens, caminhos ou cantinhos escuros. Elas mostram que é possível utilizar um artifício simples para iluminar os espaços internos e externos sem cair na mesmice, além de transformar o estilo da sua casa com um dose extra de originalidade. Quer ver como funciona bem? Continue lendo!

Incensário para depuração com suporte para vela

incensario-canaleta-porta-vela-rechaud-aromaterapia
A chama da vela rechaud ilumina a prática de meditação e acende o incenso.

Neste porta-incenso dourado a vela se mostra multifuncional. O conjunto zen composto por incenso, escultura de Buda com bhumisparsha mudra e vela do incensário canaleta reúne em uma única peça elementos poderosos para incrementar práticas como yoga e meditação em espaços reduzidos. A vela promove a sensação de acolhimento e interiorização enquanto o aroma do incenso depura o ambiente e atua com um propósito e a imagem de Buda com o mudra traz à tona os ensinamentos do Budismo.

A vela atua iluminando o ambiente e as práticas com delicadeza, mostrando a grandiosidade (ou o luxo) nos pequenos detalhes. É notável também sua utilidade para acender incensos, visto que, dependendo da superfície, a vela rechaud pode durar até 3 horas - tempo superior à média de queima dos incensos naturais. Aqui, a iluminação com vela será extremamente útil para intensificar a presentificação e auxiliar o seu caminho espiritual.

Rechaud para aromaterapia com óleos essenciais

rechaud-difusor-oleos-essenciais-bule-ceramica
A chama da vela ilumina o ambiente e aquece as essências do difusor.

Se não encontrar velas aromatizadas com a fragrância desejada poderá se valer da energia térmica da chama para evaporar essências e perfumar os interiores. Os óleos essenciais oferecem benefícios a nível físico e espiritual, tanto pelo uso tópico quando por inalação por meio da difusão dos aromas no ambiente. O calor da vela no centro do rechô (rechaud) aquece os óleos essenciais que desprendem suas moléculas no vapor, favorecendo a ação terapêutica.

Além de auxiliar a promover equilíbrio através da aromaterapia, visto que a influência dos aromas nos processos de cura é comprovada cientificamente, a vela também pode transformar a iluminação do ambiente se estiver harmonizada com um difusor de essências personalizado. Afinal, na decoração zen mística, beleza, propósito e utilidade sempre andam juntos.

Cachepot porta-vela para decoração

cachepo-vidro-suporte-vela-craquelado
Os cachepots porta-velas promovem ritmo no ambiente e criam novos pontos de iluminação.

Quem disse que cachepô (cachepot) é apenas para plantas? Não se engane com a aparente simplicidade deste objeto decorativo porta-vela na iluminação de superfícies como mesas de centro, aparadores e criados-mudos. Peças em vidro trabalhado irradiam a luz da chama sobre os móveis e mostram que pequenos efeitos tornam o espaço visualmente elegante e acolhedor. E, embora as rechaud sejam opções mais delicadas, é possível brincar com o formato e com velas coloridas; ou, ainda, utilizar velas eletrônicas se desejar algo duradouro.

Quanto mais simples for o cachepô mais será convidativo incluir um número maior de peças, sejam porta-velas idênticos, com variações de formatos, de cores ou ambos. O que importa para a ideia de equilíbrio dos princípios do design de interiores é o ritmo promovido pelo conjunto, excetuando o fato de criarem um novo ponto de iluminação no espaço.

Painel decorativo porta-vela com inspiração budista

painel-madeira-cabeca-buddha-cachepot-porta-vela
Ao iluminar Buda, o Iluminado, do painel decorativo a vela mantém o foco diário na sabedoria búdica.

Difícil não se inspirar na filosofia do Budismo quando a busca pelo desenvolvimento do ser se torna o norte da sua existência. Nesse âmbito, a imagem de Buda se converte na materialização de seus ensinamentos e de sua experiência de iluminação. Ao iluminar a face do Iluminado representado neste painel decorativo, a vela chama a atenção para a necessidade de desapego para acessar a sabedoria búdica que está em tudo o que existe.

A inspiração budista, assim como a decoração zen em geral, tem o intuito de nos manter conectados com os propósitos elevados do caminho do meio e com a nossa essência. Portanto, a luz de vela que desobscurece a cabeça de Buda faz com que sua sabedoria seja sempre o foco das nossas vivências - noite e dia.

Lanterna colorida com estilo indiano

lanterna-colorida-decorativa-indiana-iluminacao-vela
A lanterna decorativa é um porta-vela versátil para decorar diversos espaços, do teto ao chão.

É quase automático cogitar a lanterna indiana para iluminação à luz de velas. A versatilidade deste objeto de decoração é o principal atrativo, com exceção da estética charmosa e extremamente detalhada do estilo indiano. Forjada em metal e adornada com entalhes vazados e vidros coloridos, esta lanterna decorativa contém uma argola na extremidade superior e apresenta estrutura fechada por uma portinhola possibilitando o uso suspenso em áreas externas e internas.

Apesar de pequena, a lanterna colorida também fica linda sob os móveis ou mesmo no chão, na iluminação de escadas e corredores; visto que a chama da vela irradia a cor do vidro nos ambientes e reivindica a influência da cromoterapia - uma alternativa simples e leve para manter o equilíbrio diário.

Suporte para vela decorativa com essência zen

porta-vela-decorativo-madreperola-formato-flor-de-lotus
O porta-vela de flor de lótus une a sofisticação da madrepérola com o propósito elevado da iluminação do espírito.

O tradicional porta-vela também tem um valor especial na decoração e iluminação de ambiente. E engana-se quem usufrui de sua utilidade restringindo-a ao suporte de velas. A estética também tem sua relevância, sobretudo quando acompanhada de matérias-primas naturais que são verdadeiras joias como a madrepérola filipina. Nesta peça, o brilho irisado do nácar colorido reveste a estrutura inspirada na flor de lótus com um refinamento singular.

Além da beleza, esta iluminação de lótus contempla um importante símbolo budista de pureza, ascensão espiritual e sublimação dos apegos mundanos correspondente ao nascimento no lodo e o desabrochar na superfície da água. Ela também representa a manifestação de Buda na natureza, por isso sua reprodução na arte decorativa reverencia a sabedoria divina que há em nosso ser.

Se estas inspirações não estimularam sua criatividade, poderá encontrar em nossa loja online outras artes decorativas com suportes para velas que te farão repensar o poder desta iluminação - dentro de nós e ao nosso redor.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: