canvas-cabeca-buda-decoracao-parede-galeria-wall-art-arte-budista

Gallery wall - Decoração de parede como galeria de arte

Preencher o vazio das paredes é sempre uma maneira desafiadora de compreender o equilíbrio e a linguagem que cada obra de arte exerce nos interiores. E não se trata apenas de ter em mente a sensação que o conjunto de cores das pinturas causa no ambiente ou a configuração estética explorada pelo agrupamento de quadros decorativos, mas questionar-se sobre a história que as telas contam conjuntas a outros elementos em determinado espaço.

Idealizar uma parede galeria (gallery wall) é emprestar o seu estilo pessoal e lembranças de momentos da sua história individual para criar novas narrativas na decoração. O cotidiano, as crenças, as tradições, entre outras referências que não são, necessariamente, parte de sua própria cultura também são capazes de dar um tom especial à pintura em tela, cuja essência entra em cena para fazer você e seus convidados experienciarem diferentes olhares para a arte.

tela-buda-decoracao-parede-galeria-arte-budista
A parede galeria combina diferentes elementos para contar uma narrativa no ambiente.

A curadoria dos quadros para sala é tão importante quanto a disposição das obras na decoração de parede. Ela está integrada ao que você sente em relação às pinturas e/ ou almeja provocar no ambiente. Ainda assim, a harmonia estética de uma única tela ou uma composição vai além do que as pinceladas despertam. É preciso definir um ponto de conexão entre as combinações criativas, como o fio condutor da pequena coleção.

Utilize a seu favor: as cores, quando há uma comum ou da mesma família cromática (tríade, complementar, análoga ou monocromática); o estilo artístico das pinturas (cubismo, surrealismo, dadaísmo, etc.), para manter a mesma linguagem e continuidade ou estabelecer contraste; e o tema explorado nos quadros (budismo, hinduísmo, cultura de Bali, entre outros).

pintura-tela-deus-barong-cultura-hindu-bali
A curadoria de peças é facilitada com a definição de elementos em comum como as cores.

A configuração do ambiente também será sua guia para que as paredes sejam coloridas com agrupamentos originais. Se não for possível pendurar as pinturas de parede experimente apoiá-las nas superfícies de móveis aparadores ou prateleiras usufruindo o que já se encontra no ambiente para construir um visual inusitado e que dê o protagonismo à arte como uma verdadeira galeria.

O tamanho e a estética da moldura são outros pontos imprescindíveis para definir o estilo na montagem do layout. Peças com mesmo material, formato (quadrado, paisagem, etc.) e diferentes proporções, como um quadro grande coordenado a outros menores; ou com o tipo de moldura e a dimensão idênticos são opções excelentes para quem almeja um conjunto perfeitamente alinhado e coeso tomando a parede. Ela o auxiliará a manter a unidade visual.

pintura-tela-colorida-inspirada-dancas-bali
Utilizar objetos já disponíveis no ambiente pode dar o merecido destaque à tela.

A combinação de pinturas com tamanhos e formas distintos ou telas com outras artes decorativas como espelhos e máscaras, por sua vez, traz uma estética despretensiosa que abre espaço para modificações espontâneas conforme o “correr da vida”, fazendo a parede acompanhar a sua história e criar interiores ainda mais autênticos.

Uma vez nas paredes, deixe que as pinturas em telas “respirem” ao delimitar um espaçamento entre elas. Esse detalhe é importante para promover harmonia no ambiente e destacá-las individualmente. Definir uma obra como ponto focal ou traçar uma "linha-guia" também será de grande valia para manter o equilíbrio do conjunto em futuras modificações.

quadro-parede-pinturas-indios-home-decor-etnica
Coordenar pinturas em tela com outras artes deixa a gallery wall mais original.

Outorgar novas atribuições para as já conhecidas artes decorativas cria espaços envolventes com substancial originalidade. Transformar painéis e quadros em cabeceiras de cama ou tapetes em decorações de parede são alguns exemplos de como esta estratégia funciona e torna os interiores mais singulares, atraindo o olhar para a contemplação de cada aspecto ressignificado.

Intervenções artísticas como pinturas nas próprias paredes oferecem a criatividade necessária para conectar as peças na essência, incorporando os quadros a outros elementos da decoração com muita propriedade. A ausência de telas decorativas, por sua vez, dá lugar aos porta-retratos que preenchem as paredes exaltando os momentos como obras de arte em exposição.

quadro-decorativo-faces-buda-gallery-wall
Posicionar as telas em lugares diferentes transforma a parede e ressignifica as obras.

Assim como a decoração como um todo, a gallery wall leva para a casa quem você é, o que aspira, o que gosta, o que te inspira e a sua ideia de lar. Se por um lado, imagens de Buda trazem a sensação de refúgio e motivam a paz interior, pinturas com índios guerreiros podem inspirar coragem além de alargar pelo espaço um perfume étnico irresistível. E sabe o melhor de tudo isso? Na Arte & Sintonia há opções de telas que vão preencher a alma com todas as suas nuances.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: