GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Decoração de espaço zen com esculturas de monges budistas

Decoração de espaço zen com esculturas de monges budistas

A busca pelo equilíbrio, a conexão com a espiritualidade e todo o processo de aperfeiçoamento pessoal é interior e independe do físico. No entanto, criar um espaço zen na sua casa ou ambiente de trabalho com decoração que inspire relaxamento e contemplação não só favorece o fluxo de energia como também torna o seu cotidiano mais iluminado e com mais propósito.

Quem sorve do Budismo encontra nas representações iconográficas de Buda, Bodhisattvas, de símbolos ou de monges budistas fontes grandiosas de possibilidades para integrar no design de interiores o estilo e a essência do zen como, por exemplo, a simplicidade e a filosofia minimalista.

esculturas-buda-gordo-feliz-zen-decor
Representações de Budas e monges promovem o fluxo energético e inspiram equilíbrio.

Na ausência da imagem de Gautama Buddha ou do Maitreya (5º Buda na escatologia do Budismo ou Buda do futuro) , a figura do monge zen é retratada com os clássicos trajes budistas e características físicas que exprimem sua natureza búdica para enfatizar que ela está em tudo o que existe e em em todos os seres que seguem o caminho do meio para acessar a iluminação.

Ora os monginhos exibem os cabelos anelados, o ushnisha (protuberância no topo da cabeça), o bindhu (sinal no chakra frontal) e os lóbulos alongados de Siddhartha Gautama, o Buda Histórico, ora apresentam o semblante de seu sucessor Maitreya de acordo com a estética da arte chinesa, como Hotei ou Budai, sendo careca, sorridente, com a barriga saliente e acompanhado de contas (pérolas da sabedoria) ou japamala (terço budista).

monge-zen-budista-marmorite-branco-imagem-buda
Monge zen representada com a iconografia de Buda para exaltar a natureza iluminada.

Na filosofia do Feng Shui, cada ambiente ativa um tipo de energia nos elementos que compõem a decoração. Da mesma forma, cada aspecto visual das esculturas de budinhas integram o ambiente com as virtudes associadas a cada símbolo auspicioso que constitui sua imagem, seja de felicidade, benevolência e abundância como o Buda Gordo, ou sabedoria e equilíbrio como o Buda Tailandês.

A presença da túnica dos monges com estilo minimalista e de complementos como o japamala, por sua vez, iluminam o lado humano voltado à devoção e desapegado da materialidade e reforça o preceito budista de que nada é permanente, tudo está em constante transformação. Em outras palavras, que o equilíbrio é fluido, resultante da prática diária do zen.

decoracao-zen-budista-esculturas-monges
Monges budistas ensinam que a abnegação e a devoção são caminhos para a natureza búdica.

Embora o espaço zen seja um ambiente para desconexão com o externo ele não é projetado para fuga da realidade e sim para ir de encontro a ela e colocar suas próprias sombras à luz da verdade para transformá-las. Neste âmbito, é importante definir um lugar calmo e iluminado que torne as práticas meditativas mais proveitosas.

Na ausência de luz natural a iluminação com velas pode valorizar o ambiente com aconchego. Lanternas coloridas e porta-velas rechaud ao lado das esculturas de monges budistas contribuem somando cor e beleza, incrementando a essência mística sem roubar a simplicidade característica do zen.

esculturas-monginhos-budistas-harmonizar-energia-ambiente
Decoração com monges e velas promove paz e relaxamento no ambiente zen.

Além da luz, outros elementos naturais como pedras, plantas e móveis de madeira reforçam o relaxamento e o bem-estar proporcionado pelo espaço aliviando a tensão. Pedras com cores frias como a ametista, por exemplo, emanam tranquilidade e deixam a decoração zen mais poderosa, significativa e serena.

Se preferir, estimule outros sentidos para manter o foco espiritual, seja acendendo um incenso, tocando um sino tibetano ou inserindo uma almofada indiana. Contudo, tenha em mente que toda intervenção neste ambiente deve ser pensada para proporcionar centramento e harmonia - em você e em todo o espaço. E por mais que seja visualmente simples, o conjunto será essencialmente transformador conforme a constância da prática zen no dia a dia.

monges-tibetanos-budismo-decoracao-zen
Esculturas, velas e pedras formam um conjunto simples e poderoso para harmonizar a prática zen.

Já deu para perceber que não são necessários muitos elementos para criar o seu próprio espaço zen e desfrutar o autocuidado com a meditação. Em nossa loja virtual há inúmeras opções de artes decorativas para auxiliá-lo a encontrar o equilíbrio; esteja presente para perceber a que melhor se sintoniza com a sua energia e com sua casa. Afinal, assim como os Budas, são os monginhos que nos escolhem.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Fique Informado!

Receba conteúdos do blog que revelam as histórias por trás de nossas artes, além das novidades e ofertas exclusivas.

Escultura Pássaros em Madeira 100cm | Bali

Alguém viu e gostou...

Escultura Pássaros em Madeira 100cm | Bali

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras