imagem-buda-thai-sidarta-gartama-arte-budista-decoracao-zen

Como criar um espaço zen na decoração de interiores

1 comentário

Aliar estética e bem-estar na decoração de interiores da casa ou do trabalho não é uma tarefa difícil. O desafiador é compreender em profundidade quais são as coisas que embelezam o interior da sua alma ao mesmo tempo em que vibram a essência do Zen e te proporcionam relaxamento, felicidade e positividade. Pois, embora os princípios sejam muito simples, o Zen não é traduzido materialmente com o mesmo apreço estético para todos.

Não é necessário seguir à risca o minimalismo proposto pelo conceito. Entretanto, torna-se importante vislumbrar o que evoca aconchego, tranquilidade e gratidão, o que te desconecta do barulho externo e energiza o corpo com bons sentimentos. O espaço Zen é, acima de tudo, pessoal e reflete as crenças e intenções que vibram em você.

É claro que cabe a nós transformar a nossa experiência cotidiana como um todo em algo que promova equilíbrio e auxilie a evolução espiritual; contudo algumas práticas como o Feng Shui na decoração, essencialmente conectadas com o propósito individual, serão verdadeiros guias para criar um cantinho de refúgio. Veja só!

Utilize elementos que explorem os sentidos

decoracao-zen-deus-hindu-ganesha-pedras-porta-vela-incensario-lotus-marmoriteIncensários com estética zen são artes favorecedoras para integrar os aromas dos incensos.

Tudo o que vê, ouve, cheira, toca ou saboreia provoca sensações, sejam benéficas ou não. E o grande impasse na construção de um cantinho Zen é a escolha de elementos que ancoram a sensação de calor e calma, além de mantê-lo presente. Uma música especial ou mantra ecoando no aparelho de som pode trazer leveza para o momento. O perfume do incenso natural, por sua vez, atuará na harmonia do corpo enquanto percorre o ambiente tornando-o mais agradável.

Se quiser uma experiência olfativa mais profunda, estude os aromas dos incensos indianos e recorra a aromaterapia para combiná-los aos perfumes das velas aromáticas ou à cromoterapia coordenando-os com as velas coloridas. O conjunto fica visualmente harmônico e agradável, principalmente se acompanhado de porta-velas e incensários com apelo visual místico e simbólico como o de flor de lótus.

Invista em iluminação quente e luz de velas

suportes-para-velas-cabeca-de-buda-deus-elefante-hindu-ganesha-marmorite-japamala
Recorra aos porta-velas decorativos para imprimir a intenção espiritual na decoração.

A iluminação é um fator imprescindível na construção de um ambiente relaxante e tranquilo como suscita o Zen. A atmosfera calorosa da luz quente e da iluminação à luz de velas sustenta no conforto a base da decoração. Se por um lado sua luminosidade é um recurso valioso para espaços com pouca incidência de luz natural, por outro é um artifício importante para desacelerar a mente em práticas de meditação e autocuidado.

As velas rechaud são as mais versáteis. Elas podem aquecer essências em difusores para aromaterapia, iluminar lanternas indianas espalhadas no chão ou porta-velas decorativos sobre os móveis. Quando decorados com imagens de Buda, esculturas de deuses hindus ou outras divindades e símbolos místicos os suportes para velas imprimem no home decor a intenção espiritual. Ganesha, por exemplo, evoca a remoção de obstáculos e a prosperidade.

Eleja imagens que reforcem o seu propósito

esculturas-budismo-gautama-buddha-monge-decoracao-zen-budista
As imagens Buddhas, monges, deuses hindus e outros te mantém conectado ao caminho espiritual.

Não há como dissolver o elo entre o Zen e a arte oriental, nem o desta última com a espiritualidade. E é por isso que quando pensamos arte Zen para decoração geralmente a associamos as esculturas de Budas e símbolos do Budismo. Da mesma maneira ocorre com as demais religiões orientais, tal qual o Hinduísmo ao idealizarmos deuses hinduístas como Brahma, Shiva, Ganesh, Lakshmi, entre outros. Isso ocorre porque cada divindade traz consigo características simbólicas que mantém o equilíbrio energético onde quer que estejam.

Ao ter um propósito claro sobre o espaço fica mais descomplicado escolher uma imagem que o reforce diariamente, que crie um clima sereno e mantenha no ambiente uma sensação de acolhimento que percorra os níveis físico, mental e espiritual. A arte por si só já alcança esse objetivo, então dá para imaginar o quão despertam bem-estar e sentimentos positivos. Monges e Buddhas estão entre as favoritas!

Recorra aos princípios do Feng Shui

fonte-decorativa-iluminada-pedras-ametistas-bacia-buda-meditando
Incluir pedras e água corrente na decoração equilibra a circulação de energia no ambiente.

O Feng Shui baseia-se no fluxo de energia vital (Chi) dos locais que é influenciado pela disposição de móveis e objetos na decoração. Ao considerar seus princípios você cria não só harmonia visual mas também transforma o espaço físico e seu campo energético em um ambiente Zen. Um dos recursos remete a utilização de água corrente para a área do Mapa de Baguá correspondente a prosperidade.

As fontes de água decorativas cumprem o papel de pôr água corrente dentro de casa ao mesmo tempo em que reforça o estilo Zen da decoração. O movimento da água purifica as energias nocivas tornando-as positivas enquanto o barulho incita relaxamento. A adição de esculturas deíficas, pedras ou cristais, a exemplo da ametista, pode potencializar o poder de cura e purificação da água, deixando o espaço ainda mais terapêutico.

Qualquer que seja seu recurso, quando guia a decoração o Zen se torna um convite a apreciar diariamente a maneira em que acessa natureza divina que há em você. Portanto, utilize a paz de espírito e a beleza das artes Zen comercializadas em nossa loja física e virtual a esse favor.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

1 comentário

Neiva Maria Picada da Costa
Neiva Maria Picada da Costa

Moro num sítio. Meu propósito é criar um espaço Zen individual. Prefiro os princípios do Feng Shui. Tenho um filho arquiteto. Gracias pela acolhida.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: