brinquedos-madeira-decoracao-infantil-ludica-arte-madeira-curral-cor-home-decor

Artista em Sintonia - A arte em madeira Curral da Cor

1 comentário

A arte em madeira é uma das preciosas manifestações artísticas que integram o artesanato mineiro desenvolvido pelo Curral da Cor. Baseado em Prados-MG, localizada à 186 km da capital Belo Horizonte, cujo ofício do artesão se destaca perante o cenário nacional, o atelier segue transformando a decoração de interiores com o aconchego mineiro ao mesmo tempo em que constrói uma linda história valorizando pequenos trabalhadores e o conceito de sustentabilidade.

O senso estético apurado e o amplo repertório cultural correm nas veias da família Carvalho, envolvendo pai, mãe e filho de maneiras distintas em cada novo trabalho artesanal. A trajetória destes artesãos mineiros parte de Marlon e sua relação harmoniosa com o desenho da pirogravura em couro e as cores do grafite. Pintar uma onça de madeira abriu novos horizontes para o artista que ao lado da esposa Kelly coloriu um antigo Curral transformando-o em um atelier: o Curral da Cor.

Os trabalhos em madeira produzidos nesta oficina especializada ou adquiridos de pequenos artesãos de Minas Gerais são personalizados com pinturas artísticas de estilo próprio. Seus artefatos de madeira estilizados englobam diferentes categorias da arte, mostrando a qualidade técnica dos artesãos que adquiram know how através da prática. O caminho aberto pelos pais é também trilhado por Lucas Carvalho com excelência, criatividade e bom humor.

Arte religiosa: esculturas de madeira com conexão espiritual

esculturas-madeira-home-decor-ambiente-paz-arte-religiosa-anjos-terco-madeira-curral-cor-figa-resplendor-espirito-santo-

anjos-decorativos-asas-anjos-madeira-wooden-art-decoracao-religiosa-arte-decorativa-curral-cor
O atelier mineiro aposta nas artes em madeira para criar ambientes de paz.

Tirar-nos do lugar comum é característico de toda arte. O mesmo vale para as criações do Curral da Cor voltadas às crenças espirituais. Ao abraçar diferentes tipos de artesanatos em madeira, desde objetos decorativos a utilitários, o atelier mineiro transforma a espiritualidade em um conceito imprescindível para a decoração de ambientes de paz. Esculturas decorativas de anjos com asas, imagens do Divino Espírito Santo e terços grandes assumem o papel de elemento diferenciativo para criar este espaço harmonioso. 

 São peças únicas e coloridas que apresentam um toque de humor, salientando a sensação calorosa transmitida pela madeira natural. Nesta linha de artesanato mineiro, todas as religiões e crenças são consideradas demonstrando que o fundamental da arte religiosa é promover beleza e positividade genuínas. Estatuetas de figuinhas com crucifixos e máscaras decorativas de Orixás são algumas dessas obras com pintura sobre a madeira que tornarão o interior da casa ou ambiente de trabalho ainda mais equilibrado.

Arte naturalista: fauna e flora moldando artes em madeira

aves-brasileiras-passarinho-fauna-escultura-madeira-home-decor-artesanal-curral-cor-porta-incenso

quado-moldura-madeira-entalhada-vaso-flor-colorida-gallery-wall-ornament-home-decor-arte-naturalista
A natureza e sua harmonia de cor são as principais inspirações do Curral da Cor.

 Fauna e flora são inspirações constantes no desenvolvimento de quadrosincensários e estatuetas de madeira do Curral da Cor. O trabalho artesanal de arte naturalista, motivado pela natureza e tudo o que a integra, é composto por um repertório artístico variado, representando-a com fidelidade, mas sem se guiar pelo realismo para dar mais liberdade a sensibilidade e técnica do artesão.

 Arte e natureza ora se apresentam em partes, como asas e penas, ora se fundem em um compilado de pequenas peças florais, feitas individualmente em madeira entalhada, para mais tarde colorir vasos como pinturas de parede. Além da beleza, artesanatos como estes geram renda e oportunidade de crescimento para os pequenos artesãos parceiros.

Arte cultural: referências da cultura indígena e dos desenhos tribais

mascara-decorativa-arte-madeira-pintura-etnica-estilo-africana-ethnic-decor-ambiente-rustico

etnia-indigena-brasil-rikbaktas-mascara-madeira-wooden-handmade-art-decoracao-artistica-pintura-tribal
Desenhos étnicos africanos e pinturas tribais indígenas inspiram máscaras decorativas.

Arte e cultura se encontram na pintura étnica das máscaras de madeira do atelier Curral da Cor, rompendo com os espaços físicos entre etnias indígenas brasileiras e africanas. A pintura artística de seus artesãos é uma combinação de técnicas feitas em minuciosas etapas para garantir a qualidade e a durabilidade da peça. O fundo de cor dá base para pintura colorida com detalhes, que em seguida é encerada e lustrada, fixando os desenhos étnicos e promovendo um acabamento com aspecto brilhante. 

 Os padrões com formas geométricas e tríade de cores - baseadas nos pigmentos naturais como urucu, argila e jenipapo - exibem o melhor da arte tribal tendo as pinturas tribais, bem como a conexão espiritual das máscaras africanas antigas como inspiração. No mesmo contexto, as diferenças culturais indígenas do Brasil são valorizadas a medida que cada máscara decorativa, desenvolvida com exclusividade, exprime elementos diferenciativos de cada etnia. Artes dos povos como os Pataxó, Huni Kuin, Guajajara, Carajás, Bororós e Ricbactas se convertem em decorações enriquecedoras.

Arte infantil: brinquedos robôs e piões que evocam o lúdico

wooden-robot-toy-escultura-madeira-reaproveitada-arte-infantil-sustentavel-artesanal-home-decor-curral-cor

wooden-toy-art-piao-madeira-antigo-brinquedo-robo-artesanal-curral-cor-arte-infantil
Wooden toys do Curral da Cor tornam a decoração infantil mais divertida.

Ao voltar as criações para matérias-primas naturais, o Curral da Cor também trouxe para o atelier a preocupação com o impacto ambiental de suas produções. A utilização de madeira reaproveitada e a separação de resíduos são algumas medidas adotadas para minimizá-lo e as que mais instigam a inventividade dos artesãos como o Lucas. Em suas mãos, pedaços de madeira e ferragens viram engenhosos robôs de brinquedo e decorações originais para quartos infantis. Piet Mondrian, São Francisco de Assis e lutadores de Sumô são algumas referências de suas criações especiais. 

 Além dos robôs de madeira, os piões coloridos são artesanatos infantis que rememoram os momentos antigos, cujos brinquedos artesanais, que tomavam tempo e espaço nos quartos de crianças e jovens. Com tamanho aumentado, por vezes com coroa alongada ou voltas triplicadas, o pião de madeira proposto pelos artesãos mineiros traz uma estética rústica aconchegante, com pinturas coloridas de listras ou formas geométricas envelhecidas que vibram o vintage.

 As referências trabalhadas com riqueza de detalhes e a diversidade contemplada em cada peça do Curral da Cor mostra a importância do papel da arte como cultura, bem como o da cultura nas novas maneiras de produzir e expor arte: no ambiente. O calor do povo mineiro e da arte em madeira está na essência das obras de Marlon e Kelly, que tanto transformam positivamente a decoração de interiores. Não deixe de apreciá-las em nossa loja online!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

1 comentário

Maridalva Sousa Silva
Maridalva Sousa Silva

Interessante como o conceito de arte e artista são reformulados com essas criações.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: