escultura-jardim-pedra-buda-feliz-hotei-maitreya-decoracao-zen

Arte em pedra para decoração de interiores zen

1 comentário

A pedra é a mais antiga matéria-prima natural utilizada como ferramenta de expressão artística. Dos petróglifos (desenhos esculpidos nas superfícies rochosas) às esculturas figurativas: a arte se agiganta diante de nossos olhos mais evoluída apresentando a transição na maneira de esculpir, tornando-se tridimensional (3D), favorecendo o transporte e a troca cultural da arte em diferentes pontos do mundo e períodos históricos.

Neste âmbito, mesmo a escultura sendo uma das artes plásticas com maior expressividade na antiguidade, a contemporaneidade vai além e mostra o quão versátil pode ser transformar o espaço zen com produtos feitos à mão à partir da pedra. Esculturas, porta-incensos, suportes para velas e cubas são apenas alguns deles que prometem fazê-lo alcançar originalidade e equilíbrio.

Estátua de Buda Gordo para jardim

escultura-jardim-pedra-buda-gordo-feliz-maitreya-decoracao-zem
Escultura de pedra Happy Buddha inclui elementos do Zen e Feng Shui na decoração de jardim.

Se nos atentarmos para as orientações da decoração Feng Shui sempre manteremos, sobretudo no jardim, o elemento pedra. Segundo a arte oriental milenar ela estimula a positividade em conexão com a natureza e emana baixa carga energética nas áreas externas. Já mostramos aqui o quão o Feng Shui proporciona bem-estar aliado ao paisagismo, então dá para imaginar a sua influência alinhada aos conceitos do zen.

A beleza em essência, pautada na simplicidade e no propósito elevado, é enriquecida pelo florescimento da natureza divina representada por meio da escultura de Buda Gordo (Hotei). A neutralidade energética da pedra dá espaço para que a imagem de Buda figurada na escultura de jardim emane sua peculiar generosidade e atraia abundância. Contudo, ao se voltar para a funcionalidade, terá um produto artesanal resistente aos fatores naturais como vento e chuva.

Decoração com pedra incensário Mão de Buda

escultura-pedra-mao-abaya-mudra-porta-incenso-decorativo
O incensário em pedra esculpida proporciona estabilidade e segurança para a depuração do incenso.

A decoração de interiores fica mais atraente quando os elementos que a constitui estimula outros sentidos além do visual. Por isso, depuradores de essências e incensários como este em forma de mão de pedra são extremamente bem-vindos. A matéria-prima mais rígida auxilia na estabilidade da peça, impedindo que tombe e espalhe as cinzas do incenso.

A combinação do peso junto a curvatura da mão em concha reforça a segurança da prática de aromaterapia permitindo posicionar o porta-incenso próximo à janela para a corrente de vento espalhar ainda mais o perfume dentro e fora dos ambientes. A qualidade utilitária da pedra também se estende ao processo de limpeza, uma vez que o material pode ser facilmente lavado sem o receio de alterar características estéticas como a cor.

Pedra decorativa porta-vela rechaud

bola-decorativa-suporte-vela-rechaud-pedra-kuta
Simplicidade de forma e de matéria-prima ressignificam o conceito do Zen no design de artes decorativas.

Na prática do zen budismo há um círculo como símbolo sagrado chamado Ensō. Ele é constantemente referido ao círculo infinito, da iluminação, da vida, ou de união, embora também se faça presente na caligrafia japonesa. Esta forma de arte oriental é representada no formato deste porta-vela para conectá-lo à plenitude e ao caminho do zen.

A simplicidade existente no conceito do zen é incorporada na forma redonda do suporte para vela e na pedra que o estrutura enquanto elemento natural. Esta essência, muito comum em jardins japoneses, faz com que ao iluminar o ambiente à luz de vela incorpore a sensação de acolhimento da luz quente em seu interior, reconhecendo a transitoriedade do ser e a natureza divina na imperfeição.

Cuba de pia em pedra com estilo rústico

cuba-pia-decorativa-rustica-pedra-lapidada
A cuba de banheiro em pedra bruta conecta o propósito elevado do zen à decoração de espaços utilitários.

O visual aparentemente inacabado da pedra quase bruta que forma esta cuba de apoio une a sua utilidade à espiritualidade ao representar a natureza imperfeita do espírito em constante evolução. Embora o aspecto rústico prevaleça na pedra, ela consegue compor sofisticação na bancada de lavabos ou banheiros e criar uma decoração original como poucas.

A funcionalidade como aparato para receber a água corrente da torneira pode ser vista de maneira poética, uma vez que a água é um poderoso símbolo de purificação e, assim como a pedra, exalta a natureza. Desta forma, a cuba de banheiro em pedra natural leva a essência iluminada da prática zen para ambientes utilitários interligando propósito à decoração.

Fontes de água e vasos decorativos são outras alternativas de decoração com pedra disponíveis em nossa loja virtual que prometem autenticidade e harmonia para interiores e ambientes externos. A transformação que as artes em pedra oferecem para os espaços começa no trabalho artesanal dos artistas que desafiam a rigidez do material e se estende a essência zen oferecida pelo conjunto final para promover bem-estar em toda a sua casa.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

1 comentário

Gabriela
Gabriela

Buscó un buda para interior de piedra.tamaño 20 CM o 30 CM

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: