GANHE 10% OFF NA PRIMEIRA COMPRA, USE O CUPOM: NEWSITE

Arte em pedra para decoração de interiores zen

Arte em pedra para decoração de interiores zen

A pedra é a mais antiga matéria-prima natural utilizada como ferramenta de expressão artística. Dos petróglifos (desenhos esculpidos nas superfícies rochosas) às esculturas figurativas: a arte se agiganta diante de nossos olhos mais evoluída apresentando a transição na maneira de esculpir, tornando-se tridimensional (3D), favorecendo o transporte e a troca cultural da arte em diferentes pontos do mundo e períodos históricos.

Neste âmbito, mesmo a escultura sendo uma das artes plásticas com maior expressividade na antiguidade, a contemporaneidade vai além e mostra o quão versátil pode ser transformar o espaço zen com produtos feitos à mão à partir da pedra. Esculturas, porta-incensos, suportes para velas e cubas são apenas alguns deles que prometem fazê-lo alcançar originalidade e equilíbrio.

Estátua de Buda Gordo para jardim

escultura-jardim-pedra-buda-gordo-feliz-maitreya-decoracao-zem
Escultura de pedra Happy Buddha inclui elementos do Zen e Feng Shui na decoração de jardim.

Se nos atentarmos para as orientações da decoração Feng Shui sempre manteremos, sobretudo no jardim, o elemento pedra. Segundo a arte oriental milenar ela estimula a positividade em conexão com a natureza e emana baixa carga energética nas áreas externas. Já mostramos aqui o quão o Feng Shui proporciona bem-estar aliado ao paisagismo, então dá para imaginar a sua influência alinhada aos conceitos do zen.

A beleza em essência, pautada na simplicidade e no propósito elevado, é enriquecida pelo florescimento da natureza divina representada por meio da escultura de Buda Gordo (Hotei). A neutralidade energética da pedra dá espaço para que a imagem de Buda figurada na escultura de jardim emane sua peculiar generosidade e atraia abundância. Contudo, ao se voltar para a funcionalidade, terá um produto artesanal resistente aos fatores naturais como vento e chuva.

Decoração com pedra incensário Mão de Buda

escultura-pedra-mao-abaya-mudra-porta-incenso-decorativo
O incensário em pedra esculpida proporciona estabilidade e segurança para a depuração do incenso.

A decoração de interiores fica mais atraente quando os elementos que a constitui estimula outros sentidos além do visual. Por isso, depuradores de essências e incensários como este em forma de mão de pedra são extremamente bem-vindos. A matéria-prima mais rígida auxilia na estabilidade da peça, impedindo que tombe e espalhe as cinzas do incenso.

A combinação do peso junto a curvatura da mão em concha reforça a segurança da prática de aromaterapia permitindo posicionar o porta-incenso próximo à janela para a corrente de vento espalhar ainda mais o perfume dentro e fora dos ambientes. A qualidade utilitária da pedra também se estende ao processo de limpeza, uma vez que o material pode ser facilmente lavado sem o receio de alterar características estéticas como a cor.

Pedra decorativa porta-vela rechaud

bola-decorativa-suporte-vela-rechaud-pedra-kuta
Simplicidade de forma e de matéria-prima ressignificam o conceito do Zen no design de artes decorativas.

Na prática do zen budismo há um círculo como símbolo sagrado chamado Ensō. Ele é constantemente referido ao círculo infinito, da iluminação, da vida, ou de união, embora também se faça presente na caligrafia japonesa. Esta forma de arte oriental é representada no formato deste porta-vela para conectá-lo à plenitude e ao caminho do zen.

A simplicidade existente no conceito do zen é incorporada na forma redonda do suporte para vela e na pedra que o estrutura enquanto elemento natural. Esta essência, muito comum em jardins japoneses, faz com que ao iluminar o ambiente à luz de vela incorpore a sensação de acolhimento da luz quente em seu interior, reconhecendo a transitoriedade do ser e a natureza divina na imperfeição.

Cuba de pia em pedra com estilo rústico

cuba-pia-decorativa-rustica-pedra-lapidada
A cuba de banheiro em pedra bruta conecta o propósito elevado do zen à decoração de espaços utilitários.

O visual aparentemente inacabado da pedra quase bruta que forma esta cuba de apoio une a sua utilidade à espiritualidade ao representar a natureza imperfeita do espírito em constante evolução. Embora o aspecto rústico prevaleça na pedra, ela consegue compor sofisticação na bancada de lavabos ou banheiros e criar uma decoração original como poucas.

A funcionalidade como aparato para receber a água corrente da torneira pode ser vista de maneira poética, uma vez que a água é um poderoso símbolo de purificação e, assim como a pedra, exalta a natureza. Desta forma, a cuba de banheiro em pedra natural leva a essência iluminada da prática zen para ambientes utilitários interligando propósito à decoração.

Fontes de água e vasos decorativos são outras alternativas de decoração com pedra disponíveis em nossa loja virtual que prometem autenticidade e harmonia para interiores e ambientes externos. A transformação que as artes em pedra oferecem para os espaços começa no trabalho artesanal dos artistas que desafiam a rigidez do material e se estende a essência zen oferecida pelo conjunto final para promover bem-estar em toda a sua casa.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar no site

Fique Informado!

Receba conteúdos do blog que revelam as histórias por trás de nossas artes, além das novidades e ofertas exclusivas.

Quadro Buda em Madeira 125cm - Bali

Alguém viu e gostou...

Quadro Buda em Madeira 125cm - Bali

10 Minutos atrás Local Rio de Janeiro

Carrinho de compras