suporte-cartap-wooden-art-bali-decoracao-ambiente

Arte do entalhe de esculturas em madeira rústica

1 comentário

Ao percorrer as categorias de produtos de nossa loja online perceberá que grande parte das artes em madeira entalhada comercializadas são de origem indonésia - esculpidas por artistas nativos das ilhas do arquipélago como Bali seguindo a herança ancestral. A riqueza de detalhes dá vida às esculturas figurativas, realistas e abstratas, que não só transmitem crenças locais, mas resgatam a essência espiritual que alicerça a história do entalhe na madeira.

A Indonésia tem longa tradição na escultura feita à mão, tanto em pedra quanto madeira, embora esta última matéria-prima natural seja a mais explorada pela diversidade de espécies e de possibilidades de uso na decoração de interiores - da arquitetura, com alicerces e portas trabalhadas, a objetos utilitários e artes zen como bandejas, potes, porta-cartões, esculturas budistas e hindus.

Espiritualidade e a escultura de Bali

escultura-madeira-buda-gordo-entalhado-feito-a-mao-bali
As primeiras esculturas balinesas foram elaboradas com finalidade espiritual para proteção de templos.

Assim como a pintura, a escultura é uma das mais antigas formas de comunicação, expressão e transmissão cultural. Seguindo esta perspectiva, nos deparamos com a profunda conexão espiritual indonésia refletida nas talhas intrincadas que compõem a arte em madeira de Bali. Essa essência persiste na escultura decorativa balinesa em virtude da origem com finalidade puramente espiritual que se exibia em palácios e templos, por volta do século XII.

As características manifestações artísticas foram especialmente potencializadas no século XIV quando o Império de Majapahit fundou uma colônia ao sul de Bali. A pintura e a escultura desfrutaram papeis de destaque ao manterem o budismo, hinduísmo, o cotidiano nos arrozais, a fauna e a flora, bem como os rituais envolvidos por dança, música, teatro e religiosidade como inspiração.

arte-madeira-utilitaria-porta-cartao-mao-buda
A essência da filosofia budista se manteve na arte em madeira impulsionada no Império Majapahit.

O viés artístico decorativo da escultura em madeira desenvolvida da ilha, no entanto, ocorreu apenas após o século XVI, em consequência do intercâmbio cultural com os colonizadores holandeses. Por suas mãos o artesanato da Indonésia foi disseminado na Europa, ocasionando uma forte demanda de compra de obras balinesas e a migração de artistas de várias partes do mundo para o arquipélago como Rudolf Bonnet e Walter Spies em meados dos século XX.

A beleza e o aperfeiçoamento estético e técnico que encontramos hoje são também resquícios desse encontro que mudou o sentido da arte de Bali, transformando a cidade balinesa Ubud e seus arredores como a aldeia Mas em pólos artísticos ao exibirem a excelência da arte feita à mão pelos artesãos locais em madeira teca, suar, albizia, crocodilo, ébano, hibisco, entre outras.

A cultura indonésia como inspiração artística

escultura-realista-pato-raiz-madeira-rustica
As esculturas de Bali são sustentáveis, elaboradas com madeira reflorestada e raízes de árvores nativas.

Junto a utilização da madeira como principal matéria-prima, a arte indonésia mantém o conceito sustentável em obras como máscaras abstratas e esculturas realistas de animais inspiradas na fauna indonésia; sobretudo ao privilegiar madeiras reflorestadas e raízes antigas, aproveitando a rusticidade das árvores nativas de Bali para promover um artesanato com estilo exclusivo.

Ele mostra que não é preciso visitar a Ilha de Bali para perceber que a arte está relacionada com a natureza, seja em virtude do material ou por efeito da referência estética de flores, pássaros, lagartos, cobras e patos. A natureza, quando se refere àquilo que é nato, se estende às artes abstratas inspiradas no afeto familiar, que exibem o amadurecimento dos artesãos.

mascara-madeira-clara-suporte-decoracao-ambiente
A arte abstrata revelou o amadurecimento do trabalho dos artesãos balineses após da colonização holandesa.

Quando a arte intimamente conectada com os rituais ancestrais e a espiritualidade deu espaço para a finalidade decorativa e comercial transmitir a cultura indonésia e fomentar o turismo local, a escultura artesanal em madeira se tornou a maneira mais exclusiva de levar um pedacinho da diversidade e dos encantos de Bali para casa. Por consequência em cada entalhe manual na madeira se revela um aspecto da cultura e do cotidiano balinês.

Esse caminho tornou o artesanato indonésio mais diversificado, abrangendo a arte contemporânea com esculturas estilizadas; a arte tradicional como as máscaras e painéis de cerimônias de Bali; a arte zen como estátuas de deuses hindus e Budas; os objetos utilitários, os móveis artesanais e os instrumentos musicais feitos a mão, a fim de atender diferentes anseios na decoração.

O Bali style na decoração de interiores

escultura-animal-madeira-rustica-cobra-naja
A escultura de animais em madeira é um dos meios mais exclusivos de ter um pedacinho da Indonésia em casa.

Embora possa haver muitas intervenções estilísticas, como pinturas coloridas ou antiques nas esculturas em talha e em relevo de Bali, o aspecto natural da madeira é essencialmente apreciado pelos artesãos balineses. A tonalidade, a textura e a maciez são alguns fatores que contribuem para que projetos simples ou complexos sejam bem sucedidos e ofereçam uma estética leve e harmoniosa.

O conjunto de técnicas em perfeito equilíbrio de escolha da madeira, de entalhe manual com cinzéis e de estilo de escultura é extremamente favorecedor para a decoração de interiores com o peculiar estilo rústico de Bali. E mesmo que a proposta do ambiente seja outra, como industrial ou clássica, as artes em madeira manterão a harmonia visual, além de promoverem a sensação de calor.

escultura-animal-madeira-realista-crocodilo-bali
O aspecto natural da madeira rústica é utilizado para valorizar esculturas e outros artesanatos da Indonésia.

Se fosse possível resumir a essência do Bali style que vibra nas obras de arte em uma só palavra, a “naturalidade” seria forte candidata, afinal ele não só se encaixa de forma despretensiosa em diferentes ambientes como também fala do valor imensurável das belezas naturais e do trabalho artesanal das verdadeiras riquezas da Ilha: as pessoas que nela residem.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

1 comentário

JOSE AUGUSTO BERTOLDO
JOSE AUGUSTO BERTOLDO

Quero informações para contato de compras.

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: