esculturas-madeira-terracota-bali-casal-amor-eterno-loro-blonyo

A cultura indonésia como tema para a arte e decoração de Bali

O conceito “ocidental” da arte pela arte incorporado na história da arte balinesa pela influência holandesa sustenta a liberdade criativa dos artistas com maestria em esculturas abstratas entalhadas na madeira rústica. Mas ao desvendar a riqueza histórica e as particularidades culturais da ilha, a arte de Bali encontra sua melhor performance artística disseminando as riquezas da cultura indonésia em pinturas em tela, estátuas de madeira e outras obras de arte étnicas luxuosamente feitas à mão.

O próprio incentivo turístico em Bali fomenta o trabalho de artesãos balineses que atuam como guias elucidando em formas esculpidas e pinturas artísticas os aspectos, as tradições e as crenças que constituem a história e a cultura local erguidas na ilha com a chegada dos colonos chineses por volta de 2500 a.C e aprimoradas no século XIV com êxodo de artistas durante o Império de Majapahit, concebendo a “Era de Ouro” da cultura de Bali.

pintura-tela-cultura-indonesia-trabalhadores-agricultura-bali
Pinturas em tela dos artesãos de Bali revelam traços da cultura local.

O cotidiano nas aldeias e a organização de trabalho de homens e mulheres na agricultura com arrozais (sawah) e plantio de frutas tropicais (banana, coco e cacau) e café é especialmente retratado em pinturas em tela, explorando o ambiente, a arquitetura, os trajes com batik ou ikat e os utensílios de trabalho para enriquecer os espaços da tela com cor. O sistema de irrigação utilizado na agricultura (suback) é ecologicamente sustentável, considerado patrimônio mundial pela Unesco.

A sustentabilidade também é mantida pelos artistas locais na seleção de madeiras reflorestadas para produção de móveis rústicos e estátuas decorativas entalhadas artesanalmente. Estas últimas são retratos singulares da importância das cerimônias na vida dos balineses presentes em momentos como nascimento, casamento e cremação acompanhadas de danças e músicas.

escultura-madeira-dupla-cerimonia-bali-gongo
Duo de músicos com gongo mostram a importância da música nas cerimônias balinesas.

A população de Bali tem um forte senso de comunidade e se organiza comunitariamente tanto na agricultura (Subak) quanto nos festivais e cerimônias tradicionais (Banjar). Gotong royong, Dusun e Sekaa são outras organizações comunitárias que auxiliam a coordenação de eventos, construção de templos, reformas de estradas e limpeza reunindo questões econômicas, sociais e ritualísticas que compõem a singularidade da filosofia e vida e da cultura indonésia.

Os balineses creem no conceito de que a união e a cooperação mútua da comunidade trará prosperidade para ela equilibrando a relação do humano com o meio ambiente, do humano com humano e do humano com deus. Por isso, quando uma família é formada através do casamento o homem precisa se juntar a pelo menos um Banjar cujas reuniões ocorrem em um espaço próprio, o Bale Banjar - também pavilhão que sedia as orquestras de gamelão.

duo-estatuas-decorativas-casal-inseparavel-bali-loro-blonyo
Os artistas balineses também retratam em suas artes o povo de Bali em cerimônias como o casamento.

Cada balinês participa de uma série de cerimônias ao longo da vida, sempre acompanhadas de oferendas de flores e frutas, denominada Manusa Yadnya, que contribui para uma existência mais rica e significativa. As cerimônias ritualísticas ocorrem nos primeiros dias de vida e são divididas entre períodos específicos como o 3º e 6º mês, a primeira menstruação para meninas, akil balik para os meninos - como símbolo da passagem para a fase adulta -, o casamento e a cremação após a morte.

O casamento em Bali é um dos eventos mais importantes, simbolizando a construção de uma nova família, e ocorre em duas maneiras: mapadik, a mais tradicional, e ngorod, casamento “por fuga”. O casal balinês Loro Blonyo, formalmente trajado para a cerimônia mapadik ou com trajes cotidianos vislumbrando o ngorod é uma constante inspiração para a arte figurativa dos artesãos da ilha como este duo de esculturas com balinês usando peci na cabeça e balinesa usando kemben no busto junto ao sarongue na parte de baixo. Simbolicamente representam a deusa hindu Sri Devi e seu consorte Sadono.

boneca-marionete-dancarina-legong-bali
Artistas balineses uniram nesta obra de arte a dança Legong e o Wayang Kulit (teatro de sombras com fantoches).

Torna-se difícil falar da cultura indonésia e balinesa sem considerar o valor das performances artísticas para a população, também associadas às cerimônias e crenças religiosas como hinduísmo. Kecak e Legong Keraton estão entre as danças de Bali mais relevantes na cultura local e mais conhecidas em todo o mundo; sobretudo pela riqueza histórica e pela arte expressa nos gestos dos dançarinos e na imponência dos figurinos repletos de detalhes.

E para valorizar e disseminar ainda mais as manifestações artísticas de Bali os artistas locais demonstram destreza em mesclar diferentes particularidades da cultura balinesa, como expressa esta boneca de madeira marionete ilustrando uma dançarina de Legong com estrutura inspirada no wayang kulit, o tradicional teatro de sombra balinês com fantoches.

arte-figurativa-primitiva-madeira-familia-wooden-art-bali-indonesia-decor-home-deco
Esculturas de mulheres primitivas de Bali do "tempo doeloe" com busto desnudo.

Em toda a arte de Bali há uma perspectiva do passado e da ancestralidade da população. Nos quadros com pinturas artísticas ou em conjuntos de esculturas de madeira rústica, também pintados artesanalmente, há um destaque sui generis para a mulher com busto desnudo. Estas obras inspiradas nos tempos antigos referenciam os trajes originais das balinesas “primitivas” do “tempo doeloe”, além de valorizarem a decoração com a essência da beleza feminina ancestral.

Com a assinatura dos artesãos de Bali o passado não só continua guiando as tradições atuais do arquipélago, mas dão um novo sentido para elas com a decoração de interiores. E seja qual for o seu estilo de arte visual favorito encontrará na cuidadosa seleção de peças importadas da Ilha de Bali pela Arte & Sintonia uma maneira de enriquecer o ambiente com beleza e cultura.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: