pintura-tela-colorida-canvas-arrozais-subak-bali

7 curiosidades da cultura de Bali presentes na decoração

A arte expõe o que sentimos e é ferramenta de expressão do que queremos transmitir para o mundo por meio de técnicas, estilos, formas, cores e matérias-primas. Ela também revela o contexto histórico que fazemos parte e mostra os caminhos para valorizar os interiores exaltando o melhor de cada artesão e sua cultura local. Assim é a arte de Bali ao exibir as particularidades da vida na ilha.

O melhor do Bali Style se exterioriza nas artes decorativas e utilitárias que contam detalhes dos rituais, das crenças, da história e da fauna e flora que constituem a natureza balinesa. É na decoração que a alma de Bali se expande emprestando a essência acolhedora e única para enaltecer os mais variados espaços de forma original. E para apresentar a cultura de Bali presente nos produtos artesanais de nossa loja online escolhemos 7 curiosidades que podem te surpreender!

1. Deuses hindus e a predominância do Hinduísmo como religião

busto-pedra-deus-hindu-shiva-decoracao-jardim
Mais de 80% da população de Bali é Hindu e esta religião e filosofia de vida influencia a arte decorativa.

Bali tem uma cultura diferente em relação às demais ilhas indonésias. Ela se destaca pela produção artística com influência das tradições religiosas cultuadas no arquipélago. O islamismo é a religião mais venerada em toda a Indonésia, enquanto na Ilha de Bali o hinduísmo é a mais predominante, representando mais de 80% da população. E essa filosofia e cultura transparece em todas as formas de arte, sobretudo na escultura decorativa.

Partindo da madeira, do marmorite ou do cimento, os artesãos balineses criam deuses hindus com as formas mais criativas e simbólicas para decorar ambientes com propósito e levar a espiritualidade para outros espaços também agregando outras funcionalidades. Ganesh, Rama e Sita, Hanuman, Brahma, Vishnu e Shiva são algumas divindades que embelezam e harmonizar a energia dos interiores.

2. A importância dos patos e os animais na arte figurativa

escultura-realista-pato-raiz-madeira-rustica
Assim como outros animais abundantes em Bali, os patos são fontes de inspiração da arte decorativa.

Os patos são animais muito comuns em Bali e são, especialmente, criados como controladores de pragas nas plantações de arroz, um dos principais meios de subsistência. Essa técnica agrícola consiste em colocar os animais nos arrozais até o momento da floração. Ao consumirem as ervas daninhas e os insetos nocivos os patos evitam o uso de inseticidas e outros produtos químicos, além de estimularem a aeração ao percorrerem os campos - barateando e tornando o cultivo de arroz mais sustentável.

Por abranger o intuito de valorizar e disseminar a cultura local a arte figurativa de Bali garante portanto a presença destes animais na decoração, sendo extremamente simbólica. E é nestes animais decorativos em madeira entalhada que os artistas balineses melhor exploram a criatividade e o humor, adornando-os com roupas, acessórios e muitas cores. Se não houver flores no jardim, eles deixarão o ambiente externo muito mais colorido.

3. Arrozais: agricultura sustentável e inspiração artística

pintura-tela-colorida-trabalhadores-balineses-arrozais
O cotidiano dos trabalhadores nas plantações de arroz é retratado com muitas cores nas pinturas em tela.

A agricultura dos arrozais, chamados de sawah, é um dos principais cultivos indonésios além das frutas tropicais. O arroz está presente tanto na gastronomia quanto nos rituais religiosos que são realizados conforme o calendário das plantações. Elas apresentam um dos mais ecológicos sistemas de irrigação, o suback, considerado pela Unesco um Patrimônio Mundial da Humanidade. Os campos de arroz também apresentam um forte conceito sustentável e de valorização do trabalho artesanal que se estende para a arte, tanto na matéria-prima quanto na temática.

Não é de se surpreender que placas decorativas feitas à mão com madeira reaproveitada e pinturas em tela coloridas mostram com sutileza o cotidiano dos trabalhadores na ilha e as belezas naturais que a circundam. Os relevos preenchem as placas e painéis os enriquecendo com detalhes e promovendo textura no home decor enquanto as cores preenchem os espaços em branco da tela para dar mais vida à decoração de parede.

4. As máscaras decorativas como símbolos de proteção

mascara-colorida-artesanal-balinesa-gallery-wall-home-decor
Os significados das máscaras balinesas se sobressaem à beleza da estética que carregam.

O animismo presente nas crenças balinesas é interligado ao uso ritualístico das máscaras de madeira. Ele materializa no acessório a ideia de que as divindades estão em tudo o que existe, fazendo-as abarcar suas essências e energias. O mesmo conceito alcança as máscaras decorativas que, embora apresente a mesma alma e estética que as ritualísticas, é exclusivamente concebida para fomentar o turismo impulsionando um novo modo de incluir autenticidade e beleza na decoração.

As máscaras de parede feitas à mão por artesãos de Bali ora dão vida à Budas, deuses hindus, animais sagrados e ora exibem outras riquezas culturais da ilha como as pinturas coloridas chamadas batik. As diversas técnicas e padrões, principalmente quando reunidos em uma mesma peça, mostram a diversidade da arte balinesa que transita entre as cerimônias e festividades como danças e teatro e a decoração de interiores.

5. Encontro de artes: dança Legong Kraton e teatro Wayang

dancarina-legong-kraton-boneco-marionete-balines-teatroo-wayang
Os artesãos de Bali têm o poder de unir diferentes traços da cultura balinesa para dar vida às artes decorativas.

Não é incomum ver a mesma arte decorativa revelar mais de uma riqueza cultural da Ilha de Bali. Este encontro de artes que pode ser visto pelos turistas na história narrada pelas danças tradicionais e peças de teatro de Bali. As danças balinesas em especial relatam nas performances com exóticas coreografias as lendas da vida na corte como demonstra a Legong Kraton (dança do palácio real originada em Java Oriental) com o drama da princesa Rangkesari contado sob o som da orquestra de gamelão.

A escultura de madeira que materializa a dança na decoração exibe a estrutura de um boneco marionete (ou fantoche) do teatro wayang indonésio tridimensional (wayang klitik ou golèk) - tão tradicional no arquipélago quanto o teatro de sombras (wayang kulit). A junção da figura de Rangkesari na dançarina de Legong com o teatro de marionete eleva o valor do trabalho artesanal que, consequentemente, enriquece o ambiente com toda sua exclusividade.

6. Arte figurativa e a influência da ancestralidade tribal

quarteto-esculturas-madeira-ancestrais-tribais-balineses
A cultura tribal ancestral se mantem presente como inspiração para a arte figurativa realista e abstrata.

A ancestralidade dos antigos grupos étnicos que habitavam as ilhas indonésias é constantemente exaltada com na arte figurativa em madeira. Ela expõe tanto o multiculturalismo da Indonésia quanto como a espiritualidade sempre se manteve presente. Esculturas com estilo rústico - em peças únicas ou conjuntos - como estas demonstram a estética tribal através da nudez, dos grafismos com padrões étnicos e da presença das máscaras ritualísticas.

A pintura colorida sobre a madeira entalhada em tom natural é feita à mão e apresenta técnicas como o pontilhismo para formar os desenhos. Trios ou quartetos de estatuetas com alturas variadas são os mais requisitados por designers de interiores uma vez que a repetição das formas, ainda que com pequenas diferenças, promovem ritmo na decoração, deixando os espaços mais harmônicos e atraentes.

7. Intervenção artística com respeito às formas naturais da madeira

terrario-tronco-madeira-teca-vidro-soprado-artesanal
Os troncos de árvores e suas raízes são mantidas com aspecto natural para criar artes de Bali originais.

A sustentabilidade é a essência do trabalho do artesão balinês, por isso a arte é vista como uma extensão da natureza, se conectando com ela na temática e na matéria-prima das obras de arte. E assim como os processos naturais de amadurecimento das árvores, as formas também são respeitadas e constantemente utilizadas sem muita intervenção para valorizar os ambientes.

Móveis, vasos e ornamentações têm no tronco de madeiras como teka e suar a fonte da beleza e da originalidade, visto que o aspecto natural garante que nenhuma peça seja como a outra. Vidros soprados sobre os troncos são moldados com suas formas naturais e criam peças únicas que podem acomodar plantas (terrários) ou peixes (aquários). Além do caráter singular, a dupla utilidade da arte decorativa torna mais versátil integrar a conexão com a natureza na decoração de interiores.

Todas as artes plásticas são caminhos para ampliar o nosso conhecimento e apresentar as riquezas que constroem a cultura e as características de um povo. A arte de Bali comercializada em nossa loja virtual tem essa mesma essência e exibe a alma e a história do artesão de Bali em cada detalhe.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: