movel-balinês-estilo-rústico-tradicional-home-decor

Móveis rústicos de Bali - Decoração de ambiente com peças artesanais

Ao admirar o mobiliário balinês automaticamente será tomado por um sentimento de aconchego. Essa peculiaridade é, sobretudo, um traço cultural de Bali que se faz presente nos móveis e artes decorativas através da energia despendida na produção artesanal e da estética antiga acolhedora dos materiais naturais.

Através da observação da arquitetura e do design de interiores é possível entender as particularidades dos móveis de Bali; afinal, grande parte dos ambientes são construídos com apelo à natureza e transferem a mesma valorização estética para a decoração.

movel-balinês-estilo-rústico-tradicional-home-decor
Com estilo rústico peculiar, os móveis de Bali são as próprias obras de arte na decoração.

A natureza é evidenciada não só nas matérias-primas naturais (geralmente reaproveitadas) como as madeiras teca e suar, mas também nos detalhes ornamentais com motivos florais e nas linhas orgânicas dos arabescos - forte referência ao design art nouveau - que entalham os móveis.

A madeira teca (teka) - árvore tropical nativa do sul e sudeste asiático - é uma das mais utilizadas para a fabricação de móveis, já que é distinta pela indiscutível resistência, durabilidade e qualidade. A madeira suar (rain tree), por sua vez, é notável pela robustez e textura favorecedora para o trabalho de escultura, que proporcionam um acabamento único.

artes-decorativas-artesanais-balinesas-riqueza-cultural
O mobiliário balinês é rico em detalhes que valorizam a decoração de interiores.

O aspecto rudimentar do móvel de madeira é reforçado pelos processos manuais de desenho, escultura e pintura. Este último, em especial, é o que imprime a estética vintage, sobretudo quando é feito com a técnica pátina, que simula o envelhecimento da peça - o desgaste através da ação do tempo.

A assinatura do mobiliário indonésio é o peculiar estilo rústico, que é despretensioso, atemporal e pode ser facilmente coordenado com móveis e artes decorativas de outros estilos. A riqueza de detalhes entalhados à mão que o caracterizam sobrepõem a funcionalidade para torná-lo a própria obra de arte da decoração - valorizando inclusive interiores com poucos elementos decorativos.

móveis-bali-style-home-decor
A composição de móveis artesanais deixa a decoração do ambiente mais personalizada.

Aparadores, painéis e mesas de centro com entalhes minuciosos e encantadoras cores antik e móveis funcionais com estéticas revisitadas, como adegas, que otimizam espaços e potencializam a decoração são apenas alguns móveis artesanais que refletem a essência e a cultura de Bali, mantendo-as vivas em todo o mundo.

Há outros modelos de móveis balineses, igualmente arrebatadores, em nossa loja online para inspirar e deixar os interiores ainda mais lindos e aconchegantes!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: