calendário-maia-haab-arte-decorativa-ciclo-solar

Calendário Maia - Mandala decorativa e mensuração do tempo

1 comentário

Os Calendários Maias foram desenvolvidos no século VI a.C. e são precursores do método Gregoriano - forma atual como medimos o tempo, institucionalizada em 1582 em grande parte do mundo. Embora haja diferenças significativas ao método atual, também unem matemática, ciência e espiritualidade, além de serem baseados no sistema solar; uma vez que a Civilização Maia da Mesoamérica pré-colombiana era grande estudiosa do ciclo da natureza e atribuía um caráter divino às suas manifestações.

calendário-contagem-longa-civilização-antiga-maia
O Calendário de Contagem Longa representa o Ciclo Universal. Foto: Reprodução

A representação do tempo em calendário cíclico foi imprescindível para a eficácia do desenvolvimento agrícola, tornando possível mapear o momento mais adequado para cada plantio e estabelecer uma previsão de colheita. Seu impacto também foi considerável na mitologia Maia e história ritualística; outorgando constância às cerimônias religiosas, sempre ligadas à conclusão dos ciclos.

Entre os calendários Maias mais importantes estão o Haab, baseado no ciclo solar; o Tzolkin (Calendário Sagrado ou Chol Q'ij), que segue um ciclo ritualístico religioso e o Calendário de Contagem Longa, que se baseia no ciclo astronômico e representa o ciclo universal.

calendário-maia-ciclo-contagem-tempo-haab-civilização-mesoamericana
O Calendário Haab faz a contagem do tempo através de meses. Foto: Reprodução

O Haab é um calendário civil concebido em função da agricultura. São 360 dias (Tun) mais 5 dias de rituais sagrados, que correspondem a 18 meses (Uinals) de 20 dias e 1 mês (Wayeb) de 5 dias. Cada mês possui um nome e um símbolo correspondente, sendo alguns destes variantes de um mesmo glifo. Sac Ha', Cha'a Chac e Wajikol são algumas das cerimônias ritualísticas do calendário Maia Haab ainda praticadas na Guatemala.

E por falar em ritual sagrado, o Tzolkin corresponde aos nove ciclos da lua e ao período gestacional humano. Sua distribuição de dias è voltada ao divino, não obstante é utilizado para determinar o tempo religioso e os eventos cerimoniais. Entretanto, a leitura não é feita através de meses como o Haab, mas pela coordenação de 20 períodos (representados por glifos) com 13 dias, produzindo 260 dias (Tun). Cada combinação só se repete transcorridos os 260 dias.

meses-calendário-maia-representação-simbolo-grifo
Alguns meses são representados por glifos com significados sagrados. Foto: Reprodução

O Calendário de Contagem Longa, por sua vez, é mais complexo e tem o intuito de mapear longos períodos de tempo. Assim como o Gregoriano, este calendário faz a leitura do tempo em ordem cronológica partindo de 11 de agosto de 3114 a.C. Baseado no sistema vigesimal, é distribuído em 5 períodos: 144.000 dias (Baktun), 7.200 dias (Katun), 360 dias (Tun), 20 dias (Winal) e 1 dia (Kin).

A leitura conjunta entre Tzolkin e Haab forma o Calendário Redondo, composto por 52 períodos de 365 dias. E se o Tzolkin representa o ciclo inicial da vida humana este calendário composto simboliza o ciclo de amadurecimento, pois para os Maias as pessoas atingiam a sabedoria de um ancião ao completarem os 52 períodos.

calendário-maia-haab-arte-decorativa-ciclo-solar
O Calendário Maia é uma arte decorativa repleta de simbologia.

A Civilização Maia deixou uma grandiosa herança cultural e científica, sobretudo para os países que se ergueram sob sua história como México, Honduras, Belize, El Salvador e Guatemala. O sistema cíclico de mensuração de tempo é apenas uma parte de todo conhecimento repleto de simbologias e arte que reflete no modo em que vivemos.

Na prática, o Calendário Maia pode não ser tão efetivo para as nossas convenções, mas continua sendo uma arte decorativa cheia de beleza e magnetismo que resistiu ao tempo.

Não deixe de conferir o acervo de Calendários Maias da nossa loja online!

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

1 comentário

ROSELI SALETE AIDUK
ROSELI SALETE AIDUK

Olá, gostaria daquele calendário colorido

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: