asian-decor-interior-design-oriental-style

Asian decor - Uma viagem para Ásia com a arte oriental

Muitos horizontes podem ser percorridos sem sair de casa através da decoração asiática. A beleza e o significado especial de artes orientais envoltas em contextos culturais de diferentes países dão ao ambiente o toque criativo e a exclusividade almejada. Adentrar perspectivas tão distintas para construir um espaço original, sem se desconectar da sua personalidade, é um caminho enriquecedor, que transforma os interiores e o seu interior ampliando o repertório cultural, ou seja, a informação e a capacidade de sentir o mundo.

Quando o asian decor se instala nos espaços que habitamos ele convida a viajar com épocas, histórias, estéticas e significados que compõem a estrutura dos objetos decorativos e utilitários de países deste continente como China, Filipinas, Índia, Tailândia e Vietnã, incluindo os transcontinentais Egito, Indonésia, Timor-Leste e Turquia. Deles trouxemos obras de artes culturais para nossa loja online que farão do seu lar um refúgio inspirador.

China: a tradição e a beleza contemplativa do realismo

veronese-design-arte-china-estatua-bronze
Veronese Design imprime sua arte realista em sofisticadas estátuas bronze de deuses e animais.

As admiráveis belezas naturais cársticas de Guilin, na região sul, e a imponência da Grande Muralha da China, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, são alguns cenários fascinantes que, sem dúvida, fazem da China um destino surpreendente. Mas se há algo que escapa pelos dedos quando cogita-se mergulhar na cultura chinesa é a relevância das tradições que sustentam tudo o que engloba o universo do país mais populoso do mundo, inclusive a arte - em todas as suas formas.

A escultura em bronze fundido a frio, entre outras artes colecionáveis em resina, mostra a alta qualidade e o domínio da arte figurativa realista de artistas como os da Veronese Design, marca de Hong Kong e Taiwan inspirada o detalhamento das obras de Paolo Veronese. Animais místicos e figuras das mais diversas religiões como Hinduísmo, Budismo mostram a conexão com tradições que guiam a decoração, tal qual a dramática paisagem chinesa voltada à contemplação. 

Egito: a experiência étnica dos tapetes Kilim

tapete-kilim-rugs-egyptian-handwooven-objeto-decorativo-piso
Passadeiras e tapetes egípcios exibem significados poderosos em desenhos geométricos.

Afagar os pés ou se recostar no piso aproveitando a superfície colorida com diversificadas formas geométricas de um tapete Kilim legítimo pode remeter à experiência única de um tour de dromedários sob as areias do deserto no sítio arqueológico das Pirâmides de Gizé. O apelo étnico do tapete egípcio inspira-se na vida nômade dos beduínos para construir um ambiente original, com estética despretensiosa que chama para si todos os olhares.

A experiência étnica com a tapeçaria artesanal do Egito pode abarcar a decoração de sofá, já que a estrutura fina viabiliza a utilidade enquanto manta, ou a decoração de parede, como um quadro ou painel, se almejar algo ainda mais exclusivo - aproveitando os poderosos significados atrelados a cada desenho geométrico para personalizar o ambiente com toda excentricidade egípcia. Aproveite a profusão de cores dos desenhos para criar composições únicas!

Filipinas: o brilho nacarado dos porta-velas lótus

candlelight-lotus-flower-madreperola-filipina-iluminacao-ambiente-zen
A luz de vela e a flor de lótus de madrepérola mantém a conexão espiritual na decoração.

A madrepérola e a flor de lótus chama a atenção para a relação com a água e seu poder de transformação. E não é de surpreender que ela seja tão abundante quanto imprescindível nos cenários paradisíacos das Filipinas. O nácar que reveste o interior das conchas estrutura o porta-velas filipino ampliando o alcance da iluminação à vela com o brilho iridescente de sua superfície. Além de produzir um efeito visual deslumbrante, a madrepérola traz à tona a essência espiritual e o caminho da evolução como o lótus, quando este deixa as profundezas lamacentas do lago para desabrochar na superfície.

Elas serão excelentes objetos decorativos para ambientes voltados às práticas de meditação, uma vez que a iluminação quente reduz a tensão, acalmando as emoções, e prepara o espírito para o estado de presentificação. A chama da vela ainda pode ser utilizado como instrumento do trátaka, denominação em sânscrito que significa fixar o olhar, utilizada para o exercício de yoga e meditação voltado para a relação visão e a mente. Ele desenvolve a intuição, a concentração e auxilia a aumentar potência de ação.

Índia: a solidez dos móveis com estilo industrial

moveis-indianos-decoracao-asiatica-estilo-industrial-etnico-quadro-parede
O metal e a madeira rústica reforçam a resistência e o peso visual dos móveis indianos.

A resistência da ancestralidade e da arquitetura monumental fazem da Índia um roteiro incrível para se maravilhar com uma cultura enriquecida de tradições milenares. Nesse âmbito, a capital indiana, Delhi, se converte em um destino certeiro para quem almeja apreciar as heranças do passado vislumbrando a perfeita harmonia que estabelecem com o mundo moderno da contemporaneidade. O mobiliário indiano é o que melhor retrata essa união, sobretudo quando volta o design para o estilo industrial.

O metal aparente desta mesa de centro redonda chama a atenção para a estrutura, restituindo-lhe todo o protagonismo. O estilo rústico da madeira reaproveitada forma com a base de aparência trançada uma composição com peso e interesse visual que imprime calor e solidez à decoração de interiores. E assim como Delhi, o antigo e o moderno se encontram com equilíbrio neste sofisticado móvel da Índia.

Indonésia: a riqueza da arte e mitologia balinesa

indonesian-art-bali-asian-decor-arte-hindu-budismo
A importância das criaturas míticas na cultura de Bali como Barong, rei dos espíritos.

Tome tempo para cada ilha e beleza natural que constitui o arquipélago transcontinental da Indonésia, país que abraça os limites entre os continentes da Ásia e Oceania. E se, porventura, só puder escolher uma única rota estabeleça a Ilha de Bali como destino para o seu caminho. A natureza e a herança cultural de Bali são igualmente fascinantes e mostram que será difícil não se apaixonar pela magnitude das crenças e sua rica mitologia que inspiram os mais diversos estilos de artes decorativas como esculturas e pinturas, e manifestações artísticas como dança e teatro.

A dança de Barong é uma das mais tradicionais de Bali que retrata, ao som do gamelão, a batalha que visa o equilíbrio entre as forças duais: o bem e o mal ou a luz e as trevas. A criatura mitológica balinesa Barong, rei dos espíritos,- representado com a imagem de javali, tigre ou dragão - enquanto líder das forças do bem batalha com Rangda, a rainha demônio, para instaurar a justiça e a paz. Ao ser considerada sagrada a imagem de Barong ilustra muitos objetos decorativos como telas, máscaras decorativas e caixas organizadoras, a fim de proteger a energia dos ambientes.

Tailândia: o fascínio dos cordões de luz no ambiente

thai-decor-dancarina-tailandesa-hindu-balinese-art-varal-luz-bolinhas
O varal de luzinhas mostra que a iluminação ambiente pode unir funcionalidade e humor.

Decorar o ambiente, paredes, cabeceiras, móveis entre outras superfícies com cordões de luz tailandeses certamente o transportará para a atmosfera da Tailândia em novembro. Isso porque no início do mês ocorre o Yi Peng, o famoso Festival das Lanternas que iluminam o céu de todo o país, sobretudo nas cidades Chiang Mai, Bangkok e Sukhothai. Em simultâneo a este festival das lanternas do céu é realizado o das lanternas flutuantes, Loy Krathong, que ilumina também os rios em pequenas jangadas de folhas de bananeira com oferendas.

A luz quente do varal de luzinhas coloridas traz um aconchego para os espaços internos, transformando-os em um cenário típico de romance. Na ausência da possibilidade de soltá-los para o universo e fazer um pedido, o cordão manifestará o seu próprio desejo de criar um lar caloroso, divertido e original.

Timor-Leste: a beleza do estilo étnico das máscaras

artes-etnicas-east-timor-wooden-masks-madeira-patina-wall-art
Os geometric motifs são grandes diferenciais das artes em madeira entalhada timorenses.

Nas paredes de Lene Hara, a gruta principal do conjunto de cavernas de Lautém, em Timor-Leste, encontra-se a detalhes da ancestralidade gravados há mais de 10000 anos. Essas gravuras rupestres timorenses são algumas das grandes influências do estilo das artes decorativas do país. As máscaras de madeira, por exemplo, carregam a herança cultural de Timor, além de toda a simbologia atrelada à conexão com os espíritos ancestrais. Viajar para esta aventura é se deixar maravilhar pelas faces grotescas com estilo étnico que as compõem acompanhados de significados para os locais.

A ilha de Timor-Leste é também repleta de belezas naturais com florestas densas. Essa ligação profunda com a natureza se mantém no reaproveitamento da madeira natural como principal matéria-prima para painéis, mandalas e outros objetos decorativos. Não faltarão peças únicas e impactantes para compor o home decor com o melhor da arte em madeira entalhada.

Turquia: as cores dos mosaicos das luminárias

arte-turca-turkish-table-lamp-moroccan-mosaic-colorido-abajur-mesa
Vidros e miçangas coloridas formam desenhos coloridos nas cúpulas dos abajures turcos.

A vista das casas de pedra situadas no Vale do Pombo na Capadócia certamente é mais inesquecível deslizando no céu em coloridos balões. E se há algo que não falta na cultura da Turquia são as cores. Elas banham as mais refinadas artes decorativas criando formas e compondo uma estética particular para o ambiente, seja através de objetos utilitários ou decorativos como as cerâmicas artesanais com pinturas florais Iznik e as luminárias turcas com suas cúpulas dotadas da mais fina arte com mosaicos coloridos.

A variedade de composições de cores, desenhos e formatos fazem dos abajures de mesa turcos itens imprescindíveis para diferenciar o espaço usufruindo a utilidade da iluminação e a estética sofisticada da luminária. Os abajures curvos, que deixam a cúpula pendente, elevam o foco da luz e ancoram movimento da peça com suas linhas curvas. Os desenhos dos mosaicos, principalmente os com mandalas, são outros detalhes dinâmicos que irradiam no ambiente as cores vibrantes de forma delicada e encantadora.

Vietnã: a delicadeza dos potes de rattan e cerâmica

vietnamese-bakestry-caixa-organizadora-cesto-fibra-natural-rattan-vietna
Cestos de fibra natural se convertem em objetos utilitários imprescindíveis.

A fibra natural trançada que compõe a estrutura das cestarias oferece leveza e resistência para qualquer que seja a funcionalidade. Essa perspectiva pode ser corroborada se percorrer os campos de arroz do Vietnã e perceber a predominância dos cestos como objetos utilitários dos camponeses. A vista surpreendente dos arrozais de Sapa inspirará um estado contemplativo instantâneo e a simplicidade da vida no campo trará para a decoração o que é essencial. Desta forma, as cestas de rattan emprestam suas melhores características para tornar pequenas superfícies extremamente belas e funcionais.

A desconstrução da cestaria agregando-lhe o formato de pote e caixa com tampas sobreleva seu caráter utilitário e conduz a estética ao máximo refinamento. A arte vietnamita com fibra de rattan para decoração de interiores é ainda mais requintada ao ser personalizada com azulejos artesanais que estampam significativos desenhos em pintura artística colorida - elemento adjacente que faz jus à ideia de que nos pequenos detalhes se encontram as grandes diferenças.

Após este rápido tour pelas belezas culturais da Ásia, o convidamos a adentrar outros tesouros que trouxemos de países da África, da América Central e América do Sul. Não deixe de se maravilhar com as possibilidades de vislumbrar cenários únicos e enriquecedores em sua própria casa.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: