macaras-madeira-artesanais-decoracao-importadas-ilha-de-bali

Artesanatos de Bali e a pintura colorida Batik

Apesar da diversidade artística que compõe a cultura Indonésia, o arquipélago não seria o mesmo sem a joia feita à mão que estampa tecidos e artesanatos em madeira e mantém vivas as tradições de artesãos em diferentes cidades: a arte batik. A técnica javanesa de tingimento artesanal em camadas, considerada riqueza cultural da Indonésia pela Unesco, corresponde a uma das mais tradicionais pinturas artísticas produzidas em Java e comercializadas em Bali.

A cidade javanesa Yogyakarta é um dos grandes polos artísticos que personalizam tanto criações tradicionais em batik de tecido, que constituem jariks e revestem bolsas de rattan, quanto artes decorativas e objetos utilitários feitos de batik de madeira rústica como tigelas, bandejas, cinzeiros, potes, porta-cartões e - as grandes obras-primas - máscaras coloridas para decoração de parede.

mascara-parede-pintura-artistica-batik-florida-bali
Objetos utilitários e artes decorativas como máscaras de Bali são estilizadas com arte batik.

A técnica de pintura batik é inteiramente artesanal e consiste em isolar a superfície do que será colorida com cera criando o design da peça no “espaço negativo”. A cera (malam) impede que as partes do tecido cobertas sejam pigmentadas com o tingimento natural quando a peça é submersa na tinta líquida ou pintada, definindo o padrão e a coloração de cada parte da superfície. Ela é auxiliada por uma cantoneira (canting ou tjanting) e/ ou carimbos de metal (batik cap). Estes ultimos reduzem o tempo de produção e tornam o batik acessível.

O tingimento manual torna-se ainda mais demorado quando há a inclusão de mais cores no padrão, visto que é necessário repetir o processo a cada adição de cor, tornando-o mais laborioso e o encarecendo. Quando todo o desenho e coloração estão prontos, o produto é submergido em água fervente para que a cera se desprenda e revele a beleza do desenho abstrato que resguardou.

decoracao-parede-mascara-madeira-pintura-artesanal-batik-bali
A pintura colorida batik é uma técnica de tingimento manual javanês que utiliza cera como isolante.

Batik advém da palavra malaia ambatik, que significa tecido com pequenos pontos. E embora a origem histórica ainda não tenha sido definida, padrões do estilo Kawung, um dos mais antigos da técnica de pintura artesanal, já desenhavam as paredes dos templos hindus no século XIII como o Prambanan em Yogyakarta. O padrão geométrico Kawung é formado pelo desenho estilizado da flor e dos frutos da palmeira Areca e foi originalmente utilizado por sultões como símbolo de poder, pureza, fertilidade e esperança.

Há um profundo valor filosófico e simbólico do batik Kawung, cujo design é elaborado por círculos interseccionados, associado à estruturação do universo e à deusa Shakti da mitologia hindu que representa a energia universal e a longevidade. E além deste há uma infinidade de padrões na herança cultural da Indonésia como Kudus, Kediri, Jepara, Malang, Kalimantan, Bali, Ceplok, Aceh, Banten, Keraton, Pekalongan, Parong, entre outros. Batik Bali e Malang são os mais populares nas artes da Indonésia que ilustram tecidos e artes de madeira.

pintura-artistca-feita-a-mao-floral-tecnica-batik-indonesia
Os estilos de batik são dotados de valores filosóficos, sendo o mais comum o Bali e Malang com floral.

Tanto o balinês quanto o Batik Malang refletem nas cores brilhantes e nas variações de formas orgânicas a vivacidade e a beleza natural da Ilha de Bali e de Java. Os aspectos da arte e história balinesa e javanesa são exaltados na fauna e flora que inspiram os motivos que enriquecem a arte indonésia; principalmente ao estilizarem peças de grande impacto visual e simbólico para a cultura local como a máscara de madeira.

A escultura das máscaras de parede somam novas simbologias aos padrões geométricos e orgânicos do batik. Detalhes como a inclusão de flores em relevo ou o pássaro Garuda, vahana (veículo) do deus hindu Vishnu, símbolo do “mundo superior” e emblema da Indonésia, estendendo suas asas por toda a extensão superior da máscara artesanal reverberam suas energias auspiciosas na decoração de parede, tornando o ambiente mais positivo.

mascara-madeira-rustica-pintura-colorida-batik
Algumas máscaras batik são entalhadas exibindo a representação de Garuda, o emblema da Indonésia.

Por toda a história que representam individualmente, ao se unirem enquanto arte decorativa, máscara e batik se transformam em uma obra de arte envolvente e valiosa que enriquece os interiores com cor. As peças são pintadas à mão, em sua maioria, de forma assimétrica para que os diferentes estilos de batik sejam valorizados à medida que enobrecem a decoração.

Ao customizar artesanatos de Bali exclusivos, sejam eles funcionais ou puramente decorativos, o batik se materializa como uma expressão artística potente e singular. Não é de se surpreender que esta tradição milenar inspire obras de artistas contemporâneos como a britânica Marina Elphick que interpretou os estilos Kawung e Parang à sua maneira para despertar diferentes emoções com formas e efeitos de cor.

macaras-madeira-artesanais-decoracao-importadas-ilha-de-bali
A união de dois importantes artesanatos de Bali promovem uma decoração rica e cheia de significado.

Os objetos e máscaras coloridas com batik são retratos da excelência artística dos artesãos da Indonésia, visto que a quantidade de cores e detalhes feitos à mão evidenciam o quão trabalhosa foi a excussão de peça a peça. A beleza inigualável é o resultado do tempo e cuidado dedicado em cada etapa, conferindo às artes de Bali comercializadas em nossa loja virtual um valor inestimável.

Namastê!

Milene Sousa - Arte & Sintonia

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Lançamentos exclusivos: