Máscara Africana Guro | Costa do Marfim

Máscara Africana Guro | Costa do Marfim

Máscara africana Guro Yaure p/ decoração de parede importada da Costa do Marfim.

Calcular o Frete



Descrição Completa

Esta máscara africana decorativa traz em cada detalhe a conexão das tribos Guro e Yaure, subgrupos do povo Baule da costa oeste da África, onde situa-se a Costa do Marfim. Com as máscaras tribais acessam a espiritualidade junto as danças e rituais como intervenções em momentos de desequilíbrio social da tribo (a morte de um membro) chamados de celebração do “je” e cerimônia “lo”, responsáveis por purificar a aldeia e auxiliá-lo a acessar o reino dos ancestrais.

O uso da máscara Guro, representando o espírito de Gu - esposa do ser espiritual Zamble - também é muito comum em cerimônias tradicionais como o casamento e em momentos importantes para a tribo ao lado de sacrifícios animais. Os chifres ou pequenas estatuetas na parte superior simbolizam proteção e o poder espiritual canalizado na máscara, normalmente com características antropomórficas semelhantes, como a estética de aves, por exemplo.

As artes decorativas são elaboradas em madeira com pigmento escuro e também apresentam sobrancelhas arcadas, escarificações nas faces, narizes alongados e finos, bocas pequenas e inexpressivas, tranças e contornos com desenhos serrilhados na inferior que proporcionam uma estética única e encantadora.

Através da escultura de máscaras os artesãos costa-marfinianos expressam a multiplicidade simbólica dos artefatos que formam a cultura material tribal da África. Artes étnicas como esta máscara da Costa do Marfim exteriorizam a pluralidade cultural e o valor histórico das expressões artísticas tribais do continente africano reforçando sua diversidade ritualística.

Tamanho da peça:
Altura 58cm x Largura 18cm x Profundidade 13cm